Dom Arlindo Furtado aceitou o convite do Ciclo de Tertúlias “Cabo Verde em Debate”, e esteve no sábado passado, dia 2 de Abril, na rubrica “À Conversa…” . Conforme Suzano Costa, coordenador desta iniciativa, que manifestou em vários emails o desejo deste diálogo, o encontro e o debate tendo como interlocutor o Senhor Bispo  “foi notável e um momento único e sem precedentes da história do movimento associativo em Portugal”. Ele referiu à particularidade das tertúlias de dar voz às diversas sensibilidades sociais e ideologicas de personalidades cabo-verdiananas no sentido de promover um debate sadio e influenciar a agenda política em Cabo Verde.

Dom Arlindo falou sobre o valor e o papel da Família e da juventude, sendo que tinha a liberdade de escolher o assunto para debate. Em entrevista a Marco Rocha, correspondente da RCV em Lisboa, Dom Arlindo falou da importancia da familia em criar um ambiente para que o ser humano possa crescer em harmonia. Ela é como o ar. Se o ar for impuro, a saúde da pessoa está comprometida. A mensagem sobre o equilibrio e estabilidade da família  ultrapassa a dimensão religiosa  –  disse o Senhor Bispo lembrando que a centralidade da familia diz respeito ao homem enquanto tal e que se a família nao está bem, dificilmente o ser humano estará bem. Questionado sobre o acolhimento da sua mensagem em Cabo Verde, reconheceu que umas pessoas têm mais facilidade em acolher e outras que na prática têm dificuldade em aceitar a proposta da Igreja. Neste assunto o homem deve primar pela razoabilidade, rematou o Bispo de Santiago.

One Response to “Dom Arlindo Furtado defende o valor da família no Ciclo de Tertúlias “Cabo Verde em Debate””

  • Mª de Fátima Sanches:

    Como sempre o nosso Bispo deixou sábias lições evangélicas aos nossos jovens e não só em Lisboa. Lições essas que graças ás novas tecnologias revitalizam, à distância, inúmeras famílias sedentas de palavras que irrigam o amor em todas as suas dimenções.
    UM BEM HAJA! ao nosso Bispo e todos aqueles que contribuíram para que essa rica mensagem chegue até as nossas casas.

Deixe um comentario

Categories