O Livro dos evangelhos é colocado sobre a cabeça do novo Bispo

O canditado prostra-se durante o canto da ladaínha dos Santos

Uma assembleia atenta e emocionada

Dom Ildo entre dois sacerdotes (à direita o Pe. Ima)

Foi ordenado hoje, 3 de Abril,  o bispo eleito de Mindelo em Lisboa, Padre Ildo Fortes, na Igreja do Mosteiro de São Vicente Fora. A cerimónia foi presidida pelo Patriarca de Lisboa, Cardeal D. José Policarpo , que teve a seu lado D. Arlindo Furtado e D. Manuel Clemente, Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde e Bispo do Porto, respectivamente, consagrantes do novo bispo.

A cerimónia da ordenação episcopal foi transmitida em directo pela Rádio e Televisão de Cabo Verde (RTC) e pelo RTP-África das 2 da tarde.

Um dos cânticos iniciais foi em crioulo, liderado por um coro cabo-verdiano. Na assembleia estavam familiares de Dom Ildo e membros da comunidade cabo-verdiana, emocionados. No fim da ordenação não foi possivel conter as lágrimas.

Na homilia que transmitia alguma emoção, o Cardeal Dom José Policarpo falou de modo informal sobre as leituras deste domingo da quaresma que é um convite à alegria. Referiu que além da alegria da proximidade da Páscoa,  temos um motivo a mais que é a ordenaçao de um bispo do patricado de Lisboa que é enviado em missão.

Teceu consideraçoes sobre a realidade missionária de Portugal, precisamente evocada a partir da Igreja em que decorria a ordenaçao. D. José falou sobre a ligação histórica, cultural e eclesial entre a Igreja em Portugal e em Cabo Verde. Falou da alegria da sua diocese enviar um bispo para a Diocese de Mindelo e disse que essa ligação se vai tornar mais estreita. Ao ‘Caro Dom Ildo” dirigiu palavras de encorajamento fundadas na palavra da liturgia e no doutrina da Igreja sobre o ministério episcopal. Disse-lhe que o ministério tem luzes e alegrias, mas também momentos onde só é possivel dizer “eu creio, Senhor”, como disse o cego de nascença que foi curado por Jesus e depois diante dele professou a fé.

O cardeal salientou o facto de a eleiçao ser da parte de Deus e não dos homens e que é esta a grande certeza de quem é consagrado e enviado para servir como pastor do povo de Deus.

Alguns padres e muitos membros da comunidade cabo-verdiana esiveram presentes na celebração. Seminaristas maiores de Cabo Verde proclamaram uma leitura e o salmo responsorial. A Bula do Papa Bento XVI  (documento de nomeaçao do Bispo Dom Ildo e que autoriza a sua ordenação) foi lida pelo Padre Antonio Manuel (Pee. Ima), pároco de Nossa Sra das Dores, na Ilha do Sal, depois de o Pe. Ildo ter sido apresentado para a ordenação deal; ter pedido a leitura do documento papal. De destacar também a presença do padre Teodoro, bispo auxiliar eleito para a arquidiocese de Belém, no Pará – Brasil, que vai ser ordenado Bispo no próximo dia 8 de Maio, na Praia. Ele será o quarto bispo Caboverdiano.

Dom Ildo, eleito bispo de Mindelo é o terceiro cabo-verdiano a ser ordenado bispo. Dom Paulino Évora, o primeiro de que se tem notícia, veio para a diocese de Cabo Verde em 1975, e Dom Arlindo Furtado, ordenado por Dom Paulino há sete anos, foi o segundo de Cabo Verde e o primeiro Bispo de Mindelo (2004). A tomada de posse de Dom Ildo está marcada para o proximo dia 9 de Abril, às 17.30.

PZAB

6 Responses to “Dom Ildo, bispo de Mindelo, foi ordenado hoje, dia 3, em Lisboa”

• ausenda:

Foi emocionante, “nu sta di grandi”! Fiquei muito satisfeita com a presença do Sr. Pe. Sanches. Que Deus vos ajude!

• Pedro / Parque das Nações / Lisboa:

Foi excepcional e emocionante estar com a grandiosa comunidade cabo verdiana em São Vicente de Fora em Lisboa, o exemplo, a alegria e o acreditar no Senhor Ressuscitado que partilharam com portugueses como eu, ficará para sempre nos nossos corações, em momento de crise económica e de valores. Obrigado Dom Ildo. Obrigado Cabo Verde.

• Fátima Costa:

Foi um momento forte de comunhão com a Igreja de Cabo Verde, onde as Irmãs Adoradoras estamos presentes desde 2009,no Mindelo.
      Muita alegria e emoção no encontro com D. Arlindo
      e alguns Padres de Cabo Verde a quem temos um grande carinho.

Parabéns D.ILDO e Obrigada por ter aceite este Novo Desafio.

• audilio de pina:

Cabo Verde está de parabens a Igreja mais rica e nós os cristãos católicos estamos satifeitos com esse dois Pastores novos, que com ajuda de Deus Eles têem muito para nos oferecer-nos, estou ciente que nós estamos cheio de boa vontade para saber escuta-los apreder e tambem saber transmitir as suas menssagens para com os outros. Que Deus os ilumimam nas suas caminhadas de bons Pastores que nós saibamos ser bons Ovelhas.contem comigo.Um bem Haja Audílio de Pina

• Jacinta Moura:

Dou os meus parabens a Diocese de ao Bispo Dom Ildo a qual penso que nunca cheguei a conhecer ainda. Que Deus O guarde Seguro. ESTAMOS EM COMUNHAO, assim como oBispo Arlindo Furtado. Rezem por mim et contem comigo que vou na mesma Barca convosco. Suisse.

• Jacinta Moura:

Este e o verdadeiro adresse do mail e nao o primeiro.