Cartaz anunciando a festa da recepção de D.Ildo na sua Diocese

Amanhã, dia 3 de Abril o Pe Ildo Fortes, bispo eleito de Mindelo, será ordenado em Lisboa, Igreja do Mosteiro de São Vicente Fora, às 16 horas (14 horas hora de Cabo Verde). A cerimónia será presidida pelo Patriarca de Lisboa, Cardeal D. José Policarpo a partir das 16 horas de Lisboa (2 da tarde em Cabo Verde) que contará a seu lado D. Arlindo Furtado e D. Manuel Clemente, Bispo da Diocese de Santiago de Cabo Verde e Bispo do Porto, respectivamente, que serão consagrantes do novo bispo.

Já se sabe que a celebração será transmitida pela TCV, RTP África, e Rádio Nova. Na paróquia de N. Sra das Dores – Ilha do Sal – encontrou-se uma boa solução para os que não poderão deslocar-se a Mindelo: seguir a Missa da Ordenação num ecrã gigante no Salão dos Espargos e Santa Maria. Entre as iniciativas de preparação da tomada de posse está o programa radiofónico sobre a missão do Bispo na Igreja, programa concebido e apresentado pelo Padre Adriano na Rádio Nova , às 5ª feiras às 11,15  com reposição sábado às 15 horas.

A nível de oração, a organização programou para o dia 8 às 19h, o último dia de “corrente de oração”, em sintonia com algumas paróquias de Lisboa.

AGENDA:

Chegada à Diocese. Via ilha do Sal, sexta, dia 8.
Tomada de posse: Sábado, dia 9, às 17/30, na Pró-Catedral, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Luz.
A Comissao central informa que a chegada a S. Vicente está prevista às 17h no Aeroporto de S. Pedro, onde será recebido por um grupo de pessoas e entidades; em seguida fará o percurso aeroporto praça D. Luis acompanhado dos guardas militares e policias de trânsito. Pelas 17h30 está previsto chegar na Praça D. Luís, onde será jubilosamente recebido por uma multidão de fiéis diocesanos e povo sanvicentino. O Bispo de Mindelo, D. Ildo Fortes dirigirá umas palavras de saudação ao povo ali presente.

Em seguida, pelas 18h30 será tomada de posse canónica na Igreja Pró-catedral de Nossa Senhora da Luz, que será conforme manda o Código do Direito Canónico, nº 382, da seguinte forma:  1 – Entrada solene na Igreja, 2 – Acolhimento pelo Colégio dos Consultores, 3 – Leitura da Bula ou Decreto de Nomeação, 4 – Leitura da Acta da Ordenação, 5 – Leitura e Assinaturas da Acta da Tomada de Posse, 6 – Intervenção do Núncio Apostólico, Monsenhor D. Luís M. Montemayor, 7 – Intervenção do D. Ildo Fortes, Bispo da Diocese de Mindelo

Primeira Missa. Domingo, dia 10, às 10 horas na Praça Dom Luís, Cidade do Mindelo. “Será a primeira missa que D. Ildo presidirá como Bispo, para os fiéis da Diocese de Mindelo. A Eucaristia constitui o centro da vida e missão do Bispo”- Lê-se no comunicado de imprensa da Comissão central, que informa nessa Missa ” participarão todos os convidados anteriormente mencionados e milhares de fiéis leigos de todas as ilhas da Diocese e do País. Será, indubitavelmente, uma celebração inesquecível pela participação activa dos fiéis e pela sua beleza própria. No final da missa haverá algumas intervenções, de D. Arlindo e de outras pessoas e certamente agradecimentos”. No dizer do Padre Ima, que participará na ordenação em Lisboa, há “motivos de sobra para fazer a festa” pelo novo Bispo  na Diocese. Nas paróquias da Ilha de S. Vicente a folha paroquial anunciou que no domingo, 10, a única Missa será aquela presidida pelo Bispo Dom Ildo e convida todos a tomarem parte.

PZAB