casalO casal José Maria Barreto e Filomena Moreira, membro das Equipas de Nossa – ENS Senhora, da Cidade da Praia,  teve o privilégio de participar no primeiro encontro nacional das Equipas de Nossa Senhora, realizado nos dias 18 e 19 de Janeiro, em Mindelo, sob o lema “Firmes na Esperança e na Missão”. No evento  houve três painéis: Painel I – Fé, vida e família, Painel II – Família e valores e Painel III – Pensar a família hojeO encontro contou com a participaram de cerca de uma centena de pessoas (entre casais e conselheiros espirituais). Aqui, o casal José Maria Filomena fala da sua experiência, neste encontro marcante que prioriza a família, a fé e os valores.

BEM ACOLHIDOS

“Fomos bem acolhidos pelas Famílias das ENS de Mindelo bem como pelo seu respectivo Bispo – D. Ildo Fortes. Foi uma experiência bastante gratificante e ímpar para nós, que vivemos neste final de semana em Mindelo; experiencia de aprendizagem, porque a vida a dois é uma caminhada de altos e baixos e através do Sacramento do Matrimónio e do Movimento das ENS, o casal recebe uma vida nova, na qual é chamado a crescer nessa vida, na espiritualidade conjugal e na santidade. Ora, esse crescimento só é possível quando o casal se abre ao conhecimento da palavra e escuta da palavra de Deus e da troca de experiências com outros casais o que nos permite desenvolver melhor a vida que Deus nos concedeu para construir essa obra-prima que é a nossa família;

PAIS> PRIMEIROS EDUCADORES NA F’E

Da aprendizagem ainda, por todos os temas que foram abordados nomeadamente, sobre a transmissão da fé na família, onde o Bispo D. Ildo chamou particular atenção às famílias presentes para a urgência de serem os primeiros educadores da fé cristã aos seus filhos e fazerem o estudo do grande documento do papa Joao Paulo II – a  Exortação Apostólica Familiaris Consortio; os pontos concretos de esforço do casal, a família – escola de valores, a família fonte de esperança na sociedade, temas muito actuais, e que foram explanados com grande profundidade e sabedoria por todos os oradores.

Logotipo do forum da familia -Diocese de Santiago 2012ORAR EM COMUM

De partilhar também, o momento de troca de experiências que vivemos no encontro das equipas mistas, os momentos de refeição e convívio bem como, da oração, foram grandes momentos de aprendizagem de partilha e que nos levaram a aprender a ser mais e melhor cônjuge, mais E MELHOR família e a aprender que é sobretudo com pouco e na simplicidade que se pode fazer melhor partilha dos dons e de tudo que Deus nos concede para o nosso bem.

PARTILHAR COM OUTRAS FAMILIAS
Assim, todas essas experiências vividas nesse primeiro encontro da ENS, iremos partilhar com as outras famílias primeiramente com as famílias das ENS da Praia que não puderam participar nesse rico e grande encontro e posteriormente nas Comunidades com os grupos de famílias, quando visitarmos as Comunidades, no âmbito do nosso plano de actividades da pastoral Familiar.

CONVIVIO E SARAU CULTURAL

Fomos ainda abrilhantados ainda com um grande sarau cultural realizado pelos alunos da Escola Selesiana, jovens alegres, firmes na Esperança e na Missão, vindo a terminar no último dia com um almoço convívio na Baía das Gatas e a santa eucaristia, na Igreja de nossa senhora da LUZ, celebrada pelo Reverendíssimo, Bispo D. Ildo Fortes.

Em conclusão, apraz – nos afirmar que foi um final de semana bem passada e vivida, uma bênção de Deus estar nesse encontro.”

O casal,

Filomena e Zé Maria