DSCF5657DSCF5661DSCF5624DSCF5603DSCF5211Campanhas de alimento para os mais pobres e desfavorecidos, Festival de música, mais oportunidades para o sacramento da Reconciliação, eis algumas iniciativas levadas a cabo nas paróquias da diocese de Santiago.

A música esteve em destaque para o grande público. Aberto ao público em geral, como em S. Domingos onde se promoveu o Natal na cidade, ou mediante um bilhete a preço simbólico, na paróquia de N: Sra do Socorro, ou ainda na paróquia de N. Sra de Fátima, em Assomada, o ambiente era festivo por conta da música litúrgica e de mensagem evangelica em geral.

Algumas paróquias convidaram o Pe. Zé Álvaro, que no dia 8 de Dezembro lançou o seu 10º CD para um momento de animação e apresentação do seu mais novo CD . Praia, Bairro, Eugénio Lima, Bairro Craveiro Lopes, S. Domingos e Assomada são lugares onde o Pe. Zé apresentou músicas como «eu creio», «Deus cuida», algumas vezes acompanhado pelos seminaristas nos instrumentos e no coro.

Não temos informaçoes, mas muitas comunidades paroquiais e a nível de pequenos grupos, os cristãos sentiram-se animados espiritualmente e a nível cultural por esta ocasião propensa ao encontro, à criatividade e à fraternidade e gestos de solidariedade.

A comunidade de Eugénio Lima (Paróquia da Imaculada Conceição da Virgem S. Maria)  organizou um festival interparoquial no último Domingo do Advento, com a presença de muitos jovens e crianças. Neste âmbito, promoveu actividades em favor dos mais pobres da comunidade.

Ainda bem que o Natal continua gerando ambiente e gestos humanos que nos lembram o quão a nossa cultura está marcada pelas celebraçoes da fé. Muito há a resgatar, mas é bom reconhecer o bem que aconteceu em 2013. Que 2014 desperte mais acções.