Dom Arlindo Furtado, Bispo de Santiago de Cabo Verde Por ocasião d0 fim de 2013 e do Ano Novo, Dom Arlindo dirigiu às famílias cabo-verdianas uma mensagem de optimismo e de esperança. E lançou desafios aos homens cabo-verdianos, aos pais, que «desempenham um papel muito importante na famíliar», no sentido de «estarem mais tempo na família».

Para o Bispo diocesano um Novo Ano «é mais uma oportunidade de crescimento a nível pessoal e familiar. A família constitui o ambiente que nos envolve e que nos ajuda a revitalizar a qualidade da nosso ser, do nosso dia a dia e dos nossos horizontes. Eu gostaria de pedir a Deus uma benção especial para a família no ano que vai começar para que cada membro da família dêem o máximo para a coesão familiar, para a comunhão, a partilha de afectos, para a disponibilidade de tempo e dedicação. Este é um dos melhores investimentos que podemos fazer na qualidade da relação na família que torna os outros felizes e nos torna felizes.

Necessidade de presença de qualidade do pai na familiaDSC01754

Em sintonia com a opção diocesana para os próximos 3 anos – A Família em Primeiro lugar –  Dom Arlindo lembrou a  necessidade de mais qualidade da presença e intervenção do pai na vida da família: na educação dos filhos, na presença no lar, na companhia à esposa, até no sair juntos para a diversão, para a Igreja também. Neste aspecto a Igreja quer fazer um trabalho juntos dos pais, dos maridos na familia no sentido de os homens darem um contribuição muito importante para que o equilibrio se retome.

O bispo da Diocese de Santiago exorta a que haja a partilha das tarefas, de responsabilidade nos cuidados da família para que todos se sintam mais vonta de e alegria de estarem unidos… porque isso também contribu para a coesão da familia e para uma relação de maior qualidade. Dom Arlindo assegura que todos os maridos que o fizerem vão ver que a alegria de todos vai aumentar imensamente.

Um olhar de atenção aos adolescentes

A presença do pai na família, o mais longa possível e de qualidade tem um duplo efeito: Primiero, contribui para um ambiente sadio, agradável, de modo os filhos sentirão menos necessidade de procurar fora de casa o que encontra em casa, assim, ele sai menos ou apenas no tempo necessario para complementar, o outro  aspecto é que os pais são para os filhos uma referência, sobretudo para os filhos rapazes.

Pai, modelo para o filho

O modo como o pai está em casa  e como se comporta directa ou indirecr influencia o filho no papel dom pai e da paternidade e dessa presença no seu  futuro lar. Um Filho que tem experiência positiva da presença do pai no lar, tenderá no futuro, quando constituir a sua familia, a repetir as experiências boas que recebeu do pai para os seus filhos e para a esposa.

Preparar futuras gerações

Isto é muito importante e é o que nos falta são referências, exemplos e os pais hoje e sempre devem ser isso mesmo, um exemplo, um modelo para o próprio filho, precisam assumir essa responsabilidade porque assim contribuem para preparar futuras gerações para assumirem responsavelmente o seu papel na familia e na sociedade.