DSCF5699No dia da Festa da Sagrada Familia de Nazaré e por ocasião do fim do Ano, Dom Arlindo dirige às famílias cabo-verdianas mais uma mensagem de optimismo e de esperança. Para o Bispo diocesano esta é «mais uma oportunidade de crescimento a nível pessoal e familiar. A família constitui o ambiente que nos envolve e que nos ajuda a revilatizar a qualidade da nosso ser, do nosso dia a dia e dos nossos horizontes. Eu gostaria de pedir a Deus uma benção especial para a família no ano que vai começar para que cada membro da família dêem o máximo para a coesão familiar, para a comunhão, a partilha de afectos, para a disponibilidade de tempo e dedicação. Este é o maior investimento que podemos fazer na qualidade relacional que torna os outros felizes e nos torna felizes também e dá mais qualidade à vida».

Em sintonia com a opção diocesana para os próximos 3 anos, DomArlindo lembrou a  necessidade de mais qualidade da presença e intervenção do pai na vida da família: na educação dos filhos, na presença no lar, na companhia à esposa, no sair juntos para a diversão, para a Igreja também. Neste aspecto a Igreja quer fazer um trabalho juntos dos pais, dos maridos na familia para que o equilibrio se retome: exorta a que se haja a partilha das tarefas, de respojsabilidade nos cuidados da família para que todos sintam mais unidos… Em Cabo verde precisamos fazer isso para o bem da família.

Na diocese de Santiago hoje é o dia em que as paróquia procuram fazer algo para descatar o valor e o papel da família na igreja e na sociedade. Na Diocese de Mindelo, hoje é o Dia diocesano da Família e há diversas actividades programadas para marcar a centralidade da Família.

PZB