DSCF9453 capa a imprimir ok

DSCF9436

O padre José Álvaro Borja fez no domingo passado, dia o8, o lançamento do seu último CD intitulado «Eu Creio que Deus cuida», no Salão Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Graça, na cidade da Praia, numa interação musical entre o artista acompanhado pelos seminaristas, e o público. Num dia de muitos outros acontecimentos, não compareceu muita gente como era de se esperar, mas quem foi gostou da apresentação deste trabalho musica num clima familiar, interactivo. No fim da apresentação foram vendidos alguns CDs (a 1000$00) e houve espaço para alguns autógrafos.

A obra é uma compilação de músicas gravadas entre 2006 a 2013, umas conhecidas do público (sobretudo nos EUA) e outras inéditas. É um trabalho que mistura melodias e estilos diversos que dão corpo a letras que falam do relacionamento Homem – Deus, da fé, da missão da Igreja, do anseio da Paz. Tudo expresso de forma diversa, reflexos do mesmo feixe de luz que se refrata num leque de cores várias.

“Desejo que o ouvinte capte o sentido de cada mensagem, que vai além da letra e da melodia, se aproprie destas canções e assim, de um modo muito próprio, faça o que eu tentei fazer nestas canções: dar graças, suplicar e louvar o Senhor pelas suas maravilhas no mundo, na Igreja, em cada família e em cada pessoa. É preciso educar a sensibilidade espiritual para se poder descobrir a mão de Deus nas pequenas coisas e situações do dia a dia”, conta o artista e padre Zé Álvaro.

Quanto ao título desta obra “Eu creio que Deus cuida”, o padre Zé exclama que “Sempre acreditei. Mas foi ao caminhar que percebi que Ele sempre cuidou de mim´.

De acordo com o autor, a ideia era de apresentar o CD em 2011, como ação de graças ao Altíssimo pelos 50 anos de vida, mas tal não foi possível. Voltou a planejar o lançamento no ano seguinte, por ocasião dos 25 anos da sua ordenação sacerdotal, em 2012, que acabou também por não acontecer. Com o Ano da fé e a eleição do Papa Francisco, que não se cansa de pregar a misericórdia, e agora nas vésperas do Natal, pôde realizar o desejo de presentear as pessoas com melodias e ritmos para enaltecer a Deus pelas Suas maravilhas.´

E agora, em jeito de reconhecimento aproveita e agradece a “todos os que me deram a mão quando a subida era mais íngreme e comigo louvaram o Senhor nas horas suaves e de mais  luz.

“Eu creio que Deus cuida” gravado em dois Estados do Brasil e nos Estados Unidos da América tem um gosto especial. Contou com participação de produtores musicais do Brasil como o Paulo Machado (Maringá-PR), Maurício (Rio de Janeiro), Tony Santos (RI, USA); o grande amigo, guitarrista e arranjador, Diki di Ano Nobu. Todos souberam elevar a intensidade musical tratando com maestria a componente vocal e instrumental. “Trabalhando com brasileiros e cabo-verdianos, os Cds vão tendo timbres e arranjos que traduzem algo cabo-verdiano e ao mesmo tempo ampliam as fronteiras das composições”, garante o sacerdote.

O padre José Álvaro Borja tem apostado na sua veia artística, como músico desde o ano 2000. De lá para cá já editou oito discos, que incluem músicas e orações (O CD Orai sem cessar), uma forma que também, ele encontrou para evangelizar. Por isso, agradece “a Deus, à Igreja em Cabo Verde e na Diáspora, aos Sacerdotes, Irmãs e a todos os irmãos na fé que me têm ajudado na missão de evangelizar através da difusão dos CDs”.

«Eu creio que Deus cuida» é a expressão de uma certeza pessoal e eclesial agora partilhada em melodias que convidam todos, especialmente os jovens, a cantarem a beleza da sua fé em Deus Criador, Redentor e Santificador, especialmente neste Ano da fé. Com crianças, adultos e jovens, quero celebrar e testemunhar com alegria a fé, dom e tesouro a ser proposto a todos. Mesmo quando a vida tem sombras, EU CREIO QUE DEUS CUIDA e grito: Creio, Senhor, mas aumenta a minha fé.

Além da Praia, O CD já foi apresentado em Scituate, Brockton e Boston (EUA) e será apresentado no próximo sábado, dia 14, após à Missa no Salão da Achada de Santo António, paróquia de N. Sra do Socorro. Em Santa Catarina vai ser no dia 21 de Dezembro, a seguir à Missa das 3:30 na Igreja de Santa Catrarina. Ao longo de 2014 outras paróquias poderão acolher a apresentação de « Eu creio que Deus cuida».

DS/PZB

4 Responses to “Padre Zé Álvaro apresenta na Praia o seu novo CD: «Eu Creio que Deus cuida»”

• Cesandro Samir Pires Sequeira:

De fato Deus cuida, como é bom saber disso,pois faz-me caminhar sem parar… Ao padre Zé queria dizer que admiro muito o seu trabalho e de fato nesta nova época em um bom modo de evangelizar. Que Deus o abençoe, padre, que continue a trabalhar com força e saúde nesta barca que não é nossa mas é de Deus. Parabens!

• Nuno Miguel Gouveia Furtado:

Olá Pe. Zé
    A paz e a bondade de DEUS hão de nos acompanharem sempre.
    Meus parabéns pelo seu mais novo CD intitulado ” EU CREIO QUE DEUS CUIDA”
    Espero que não seja o ultimo porque as suas canções fortalece – me no espírito e da – me cada vez mais animo para viver.
    Podemos fazer grandes coisas, mas se não reconhecemos que existe uma mão que nos guia em direcção a sua vontade de nada serve o esforço que fizemos.
    Uma Santa noite na paz e no Bem.

• admin:

Muito obrigado pelas palavras de apoio. Eu sei que Deus surpreende os corações pelas músicas. Eu também me sinto interpelado pelas minhas músicas. Agradeçamos a Deus por tudo isso.

• Linda:

oi pe Zé ngosta tcheu de mensagem é bom qui nós nu sabi ma Deus ta cuida de nós.

nst djobe quel musica de bô qui fla «pa compô mundo é pa nu vive liberdade»

Um abraço!