Dom Arlindo enviou a todas as paroquias o questionário proveniente da Santa Sé, do Secretariado Geral do Sínodo dos Bispos, consultando as Dioceses sobre a situação real das famílias hoje.

Segundo o nosso Pastor, «é desejo expresso do Santo Padre que as respostas ao inquérito venham das paróquias, com base na realidade vivida nas comunidades». Por isso, o Bispo contava «com a resposta de cada uma delas até ao fim da 1ª semana de Dezembro», para ser possível fazer um síntese diocesana e enviar para Roma em Janeiro.

Para o efeito, Dom Arlindo sugere a criação de « uma comissão representativa dos diversos sectores da Paróquia, eventualmente sob a liderança do secretariado paroquial para as famílias»