ig nsluz ilha de santiagoDSCF4028É já neste domingo, 17 de Novembro, que a Diocese de Santiago vai realizar da grande peregrinação de fé rumo à Igreja de Nossa Senhora da Luz, na Baía de Alcatraz (no concelho de São Domingos), onde foi erguida a primeira Igreja em Cabo Verde. A iniciativa enquadra-se no âmbito do encerramento do Ano da Fé, que a Igreja Católica vive, desde Outubro de 2012, em todo o Mundo.

Esta caminhada de fé, que tem como lema “Fortes na fé e na missão”, vai contar com milhares de fiéis da Região Pastoral Santiago Sul e Maio e está aberta a todas as Paróquias da Diocese. O Bispo Dom Arlindo Furtado vai presidir à Ecaristia solene, seguida de bênção especial às famílias. Momentos de convívio e atividades recreativas e culturais entre as paróquias também vão fazer parte da programação para o grande dia. De 17 a 24 as paróquias poderão programar outras actividades, conforme ficou decidido no encontro Encontro Pastoral diocesano.

Esta caminhada inédita e simbólica, tem como objetivo dar graças a Deus pela redescoberta da beleza da fé e pelas maravilhas que aconteceram nas comunidades; testemunhar através da caminhada a unidade e a fortaleza da Igreja; comunicar de modo solene a opção prioritária da Diocese de Santiago pela família (evangelizada e evangelizadora); bem como mobilizar as comunidades para a bênção de pais (homens), mães e filhos e enviá-los em missão (´Ide e fazei discípulos´ (Mt.28, )

Ano da Fé – Uma Caminhada Positiva

Em Cabo Verde, especificamente na Diocese de Santiago, o Ano da Fé, anunciado pelo então Papa Bento XVI (hoje Papa Emérito) foi vivido intensamente nas diferentes paróquias, com atividades especificas em nome da fé católica. E a avaliação positiva da caminhada de fé nas diversas paróquias levou à decisão unânime de se fazer a peregrinação à histórica Igreja de Nossa Senhora da Luz como um marco simbólico do encerramento do Ano da fé. É simbólico porque afinal de contas, é a fé que projeta e motiva toda a evangelização: o anúncio da Palavra de Deus, a Catequese, a liturgia e a ação social da Igreja. A fé está sempre presente e em acção.

A Igreja em Cabo Verde está empenhada numa nova evangelização, «para descobrir de novo a alegria de crer em Jesus e o entusiasmo de comunicar a fé». Assim, Dom Arlindo Furtado lançou aos baptizados o desafio de aprofundar o conteúdo da fé e de promover um encontro pessoal com Jesus, Salvador (Cf. Nota da Congregação para a Doutrina da Fé)

Ano da Fé proclamado pelo Papa emérito Bento VXI

O Papa emérito, Bento VXI, proclamou o Ano da Fé com início a 11 Outubro de 2012 e término a 24 de Novembro de 2013, como um “momento de graça e de empenho para uma cada vez mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé e para anunciá-lo com alegria ao homem do nosso tempo”, segundo indicou na altura.

A abertura solene do Ano da Fé, em Outubro de 2012 coincidiu com o aniversário de dois grandes eventos que marcaram a face da Igreja no séc. XX: o 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, que abriu a Igreja ao diálogo com a modernidade e o 20º aniversário da promulgação do Catecismo da Igreja Católica, oferecido à Igreja pelo beato João Paulo II, o Pontífice que visitou Cabo Verde em 1990.