A Capela de Nossa Senhora de Fátima, que pertence à paróquia de Nossa Senhora das Dores, está em vias de ser requalificada. Segundo o Pároco, Pe. António Manuel Silves Ferreira (Pe. Ima), “os trabalhos ainda não começaram por razões técnicas. Tendo em conta o valor patrimonial foi-nos sugerido aguardar por um parecer posterior”.

A Capela de Nossa Senhora de Fátima, fica situada no lugar do mesmo nome (Alto de Fátima), que antes se chamava Casa Branca. Nas imediações morou, em tempos, o Manuel António Martins, que veio para Cabo Verde em 1792. Viveu na Boa Vista, casou uma filha de Aniceto Ferreira que veio a oferecer a Dom Patrício, no dia 8 de Março de 1851, um terreno onde foi lançada a primeira pedra para a Matriz de Nossa Senhora das Dores ilha do Sal, que até então pertencia à freguesia de São Roque na Boa Vista.

A Capela era de propriedade particular. Foi mandada construir pela esposa do senhor Costódio Vera Cruz. “Tendo o casal morrido sem deixar descendentes, a capela foi confiada a uma família que também não deixou descendentes. Agora e agora é pertença pública da Igreja”- disse o Pároco cujo sonho é ter um santuário na Ilha, algo que muita falta faz em Cabo Verde”. O santuário será um “lugar de oração, porto de abrigo para os náufragos da vida, não só para cristãos mas para todos. Uma espécie de Pátio dos gentios” no dizer do Padre Ima.

PZEB/Pe. Ima