Neste Domingo 22 de Setembro, durante a celebração eucarística das 9.30h, na igreja Sacré- Coeur de Esch-sur-Alzette, o P. Rui M. da Silva Pedro tomou posse como novo missionário ao serviço da comunidade de língua portuguesa do sul do Grão-Ducado.
O sacerdote, que acaba de chegar de Cabo Verde, mais propriamente da ilha do Sal, onde cumpriu sua missão solidária na ilha desprovida de sacerdotes, pertence aos Missionários de S. Carlos, uma Congregação fundada pelo Bem-aventurado João B. Scalabrini (+1905) que, em 30 países, se dedica à evangelização e integração dos migrantes. Os scalabrinianos estão presentes no Luxemburgo há quase 60 anos comprometidos no acompanhamento dos migrantes de língua italiana e portuguesa.
P. Rui Pedro nasceu em Peniche, distrito de Leiria. E’ formado em Filosofia e Teologia pelas universidades Católica de Lisboa e Pontifícia Gregoriana de Roma. Entre as várias missões desenvolvidas até agora se destacam: animador juvenil e vocacional, formador de seminaristas em Amora, Portugal, capelão de portugueses em França (Longwy) e de caboverdianos em Itália (Roma), director nacional da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), capelão militar na Força Aérea Portuguesa (BA6), membro do Conselho consultivo para os Assuntos da Imigração (ACIDI) e secretário da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana (CEMH).
P. Rui Pedro será o primeiro padre português ao serviço das comunidades do Sul. A sua área de intervenção pastoral, social e cultural compreenderá o apoio às comunidades de Esch-Sur-Alzette, Differdange, Dudelange, Bettembourg e Rodange, na região fronteiriça do Luxemburgo com a França e Bélgica. A Arquidiocese do Luxemburgo inseriu-o na equipa de pastoral intercomunitária de Esch-sur-Alzette constituída por padres e leigos, e confia-lhe a responsabilidade do acompanhamento das comunidades de língua portuguesa: portugueses, caboverdianos e brasileiros, entre outros.

2 Responses to “Padre Rui M. da Silva Pedro, novo missionário da Comunidade de Língua Portuguesa no Luxemburgo”

• Josefina:

Que Deus acompanhe o p. Rui nesta sua nova Missão.Ficaram com saudades o povo de Trá-Noi em Roma.Um abraço grande ir. Josefina mrscj.

Algarve – Portugal

• Rui Pedro:

Confio-me as oracoes de todos para que esta minha nova missao de servico ao emigrantes de lingua portuguesa (portugueses, caboverdeanos, brasileiros… entre outros) no Luxemburgo possa ajudar a todos a encontrar o Deus do caminho e a fazer a experienca bonita do amor de Deus nas suas vidas. Obrigado Ir. Josefina e todos os irmaos na fe que deixei na acolhedora ilha do Sal. Unidos na oracao, p. rui pedro