DSCF0188“Fraternidade, fundamento e caminho para a paz” é o tema do 47° Dia Mundial da Paz. O Dia Mundial da Paz – recorda um comunicado do Vaticano – foi uma iniciativa do Papa Paulo VI e é celebrado no primeiro dia de cada ano. A mensagem para o Dia Mundial da Paz é enviada às Igrejas particulares e às Chancelarias de todo o mundo, para lembrar o valor essencial da paz e a necessidade de se trabalhar incansavelmente para alcançá-la.

O Papa Francisco escolheu como tema da sua primeira Mensagem para o Dia Mundial da Paz a fraternidade. Desde o início do seu ministério como bispo de Roma, o Papa tem sublinhado a importância de superar uma certa “cultura do desperdício” e de promover a “cultura do encontro”, para caminharmos rumo à realização de um mundo mais justo e pacífico.
A fraternidade é um dom que cada homem e cada mulher traz consigo como ser humano, filho do mesmo pai. Diante das múltiplas tragédias que afectam a família das nações – pobreza, fome, subdesenvolvimento, conflitos, migrações, inquinamentos, desigualdades, injustiças, criminalidade organizada, fundamentalismos – a fraternidade é o fundamento e o caminho para a paz.

Fonte: RádioVaticana.org