RealAudioMP3
O Papa Francisco recebeu nesta sexta-feira de manhã a Delegação do Patriarcado Ortodoxo Ecuménico de Constantinopla, vinda a Roma para participar amanhã na celebração de São Pedro e São Paulo. Esta visita faz parte do tradicional intercâmbio de Delegações por ocasião das respectivas festas dos Santos Padroeiros: 29 de junho em Roma para a celebração dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo; e 30 de novembro em Istambul (Turquia) para a celebração de Santo André Apóstolo.
Na sua intervenção, o Papa recordou que a busca da unidade entre os cristãos é uma urgência à qual, hoje mais do que nunca, não nos podemos subtrair. “No nosso mundo sedento de verdade, amor, esperança, paz e unidade, é importante para o nosso próprio testemunho poder finalmente anunciar a uma só voz a boa nova do Evangelho e celebrar juntos os Mistérios Divinos da vida nova em Cristo!”
O Santo Padre recordou que “a unidade é primariamente um dom de Deus para o qual devemos rezar incessantemente”; contudo, “a todos nós cabe a tarefa de preparar as condições, de cultivar o terreno do coração, para que esta graça extraordinária seja acolhida.”
Para Francisco, uma contribuição fundamental para a plena comunhão entre católicos e ortodoxos é oferecida pela Comissão mista internacional para o diálogo teológico. Esta Comissão já produziu muitos textos comuns e agora estuda o tema da relação teológica e eclesiológica entre primado e sinodalidade na vida da Igreja.
“É significativo que hoje se consiga refletir juntos, na verdade e da caridade, sobre essas temáticas, iniciando por aquilo que nos une, sem todavia esconder aquilo que ainda nos separa. Não se trata de um mero exercício teórico, mas de conhecer profundamente as recíprocas tradições para as compreender e, por vezes, também para aprender com elas.”

A concluir, o Santo Padre agradeceu novamente a presença da delegação ortodoxa, invocando a intercessão dos Santos Pedro, Paulo e André pelos “nossos irmãos e pelas necessidades do mundo inteiro, sobretudo dos pobres, dos sofredores e dos que são injustamente perseguidos por causa de sua fé”.
A Delegação do Patriarcado ecuménico é liderada pelo Metropolita de Pérgamo Ioannis (Zizioulas), vice-presidente da Comissão mista internacional para o Diálogo teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, acompanhado do Bispo de Sinope Athenagoras (Peckstadt), assistente do Metropolita da Bélgica; e do Arquimandrita Pe. Prodromos Xenakis, vice-secretário do Santo Sínodo Eparquial da Igreja de Creta.