DSC07539Na passada terça feira, o Monsenhor Mamberti, secretário da Santa Sé para a relação com os Estados participou na Eucaristia no Seminário de S. José , acompanhado do Bispo Dom Arlindo , que presidiu, do Núncio Apostólico,  Mons.Luis Montemayor,  e do mons.giuseppe Laterza, assistente do Mons. Mamberti.

Dom Arlindo Furtado saudou a todos agradecendo pela visita ao Seminário que representa o grande investimento da Diocese na formação de sacerdotes de que Cabo Verde ainda muito precisa.

Na homilia o Monsenhor Montemayor destacou a importância das Bem–Aventuranças e a necessidade do nosso testemunho da fé, nós que somos ´Sal da terra e Luz do mundo´.

Antes da bêncao final o Arcebispo Mamberti dirigiu-se aos ´queridos seminaristas´dizendo que estava muito feliz por estar a celebrar no Seminario. Referiu que «é um lugar muito importante e uma oportunidade que a Igreja o ferece aos jovens para se instruirem à luz da fe , na escuta do Evangelho e na vivência do sacramento da Eucaristia». Pediu-lhes «uma vida crista profunda enquanto fazem o discernimento vocacional, porque mesmo que «nem todos sejam chamados a ser padres, todos somos chamados à santidade». Pediu que cada um procurasse ter «um encontro pessoal com Jesus Cristo, o Amigo que nunca nos abandona».

Perto do fim da Eucaristia, o Pe. José Álvaro, Reitor, proferiu breves palavras sobre a história do Seminário, destacando que mesmo tendo poucos alunos em relação ao passado, o Seminário hoje representa uma esperança para a Igreja em CVerde. No fim da Santa Missa o Monsenhor Mamberti ofereceu uma casula ao Seminário e deu a benção especial do Papa para os Seminaristas.

Foi feita uma ´foto de família´e todos receberam um terço benzido pelo Papa Francisco. Sem dúvida, um dia memorável para o Seminário de S. José, o coração da Diocese.

Recorde-se que o Monsenhor Mamberti, secretário da Santa Sé para a relação com os Estados, veio assinar um Acordo entre a Santa Sé e o Estado de Cabo Verde. A visita terminou ontem, dia 12 de Junho, depois de a Delegação da Santa Sé ter cumprido um intenso programa de visita a lugares históricos e realidades pastorais (paróquias, seminário, Escolas…) e às mais altas autoridades do País.

Por Pe. Zé e Seminaristas