As paróquias de Nossa Senhora da Conceição, em S. Filipe, e de Santa Catarina, em Cova Figueira, ambas na Ilha do Fogo, promoveram um Retiro quaresmal que teve como tema: “Quaresma – Caminho para a Páscoa” o longo dia de Cinzas, início da Quaresma.

Trata-se de uma iniciativa que envolve todos os grupos, movimentos e secretariados das duas Paróquias, com a animação de

algumas religiosas sob a coordenação do Pároco, Padre José Eduardo Afonso.

'Cinzas': um convite à centralidade da Deus na vida Em S. Filipe e em Cova Fiqueira o retiro começou de manhã e terminou com a Missa de Cinzas, às 16 horas. Refira-se que já vem sendo hábito nestas paragens marcar o início da Quaresma de forma especial, no ano passado houve também iniciativas pastorais neste sentido.

Fica aqui um exemplo e um grande desafio para as paróquias da ilha de Santiago, principalmente, onde a tradição popular de fazer Festa de Cinzas com comida é muito forte. Entretanto, há sinais de que algumas famílias se vão dando conta que é preciso haver moderação na principal refeição de Quarta-feira de Cinzas.

Alguns paroquianos de Nossa Senhora da Graça, na Praia, disseram as paróquias da ilha de Santiago poderiam dar mais conteúdo espiritual e penitencial à Quarta-feira de Cinzas programando com antecedência retiros e momentos de oração ou outras iniciativas na Igreja matriz e nas diversas capelas da paróquia.

(PZAB)

One Response to “Actividades espirituais marcam Quarta-feira de Cinzas na Ilha do Fogo”

• Padre José Eduardo F Afonso:

Fico surpreso… De facto, “não há nada que fique escondido”… Algumas correcções a fazer se possível: O retiro teve como tema: “Quaresma – Caminha para a Páscoa”. Na paróquia de Sta Catarina também iniciámos de manhã com o retiro e terminámos com a Eucaristia às 16H00 e não de manhã… à tarde enviarei fotos dos participantes que se possível gostaria de vê-las na notícia. OBRIGADO.