juv 3 juv 4 juv1 juv2

Jornada Diocesana da Juventude: Mais de mil jovens reunidos sob o lema ´Ide e fazei discípulos entre as Nações´

No passado Domingo, 07 de Abril de 2013, a Paróquia de São Nicolau Tolentino, em São Domingos, Ilha de Santiago, viveu uma nova dinâmica, com a chegada de caravanas de jovens de todos os pontos da ilha de Santiago, rumo ao largo da Igreja Matriz. Mais de mil jovens de todas as paróquias da ilha de Santiago e outros representando as ilhas do Maio, Fogo e Brava marcaram presença na Jornada Diocesana da Juventude 2013, realizada pelo Secretariado Da Juventude da Diocese de Santiago. “Ide e fazei discípulos entre as Nações”, foi o lema que orientou esta jornada, o mesmo lema da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro 2013.

“A Jornada da Juventude é um a nova forma que a Igreja descobriu para evangelizar jovens. Apostamos na jornada porque através desta iniciativa, os jovens vivem experiências que tocam as suas vidas de fé”, diz o padre Isaías, Coordenador do Secretariado Diocesano da Juventude.

O testemunho de um chamamento:

O dia iniciou com o testemunho do padre missionário João Baptista, que quis partilhar com os jovens a sua experiência como padre e desta forma, sensibilizar muitos dos presentes a entenderem o chamamento de Deus e a escolherem seguir o caminho da vacação sacerdotal ou religiosa.

O padre deu exemplo da sua vida, na juventude quando Deus chamou a seguir o sacerdócio. Na altura tinha namorada, amigos, uma profissão, enfim outro projecto de vida mas despediu-se de tudo o que tinha para servir Deus como missionário, levando a sua Boa Nova aos outros. Contou ainda que ao participar numa Jornada Mundial da Juventude, a mensagem do Papa marcou-o e foi essencial, pois ajudou-o a discernir a sua vocação.

“Quis dizer aos jovens que por terem suas vidas encaminhadas, com uma profissão, estudo, namorado/a, não significa que sua vocação já esteja defeinida. Disse-lhes para reflectirem bem nas mensagens e no apelo de Cristo” conta o pe. João Baptista.

Esta Jornada da Juventude contou com a presença especial do Bispo Dom Arlindo Furtado, que celebrou a Missa com os jovens. Na sua chegada, o bispo que sempre apoiou a juvenude e tem a pastoral juvenil como uma das suas prioridades pastorais, foi recebido por aplausos e muito entusiasmo pelos jovens.

A missa foi bem animada pelo grupo de jovens que durante três dias estiveram reunidos no Fórum sobre a Fé. O Cântico de entrada “ Oh NhorDés Forti Sabi”, cantada em plenos pulmões, traduziu o sentimento de bem estar, de fé, de alegria que ia na alma dos jovens – e não só – que estavam presentes no largo da Igreja de São Domingos.

A hoomilia do Senehor Bispo

Na sua homília, Dom Arlindo incentivou os jovens a serem os mensageiros de Cristo. “Através de nós Cristo quer continuar a fazer chegar as novas gerações e a outros que ainda não O conhecem bem, não tiveram experiencia da sua amizade. É através de nós que Cristo quer fazer chegar a paz, a alegria e a esperança a todos. A união faz a força e Jesus Cristo e Espírito Santo, dão-nos a fortaleza de Deus para que nada no mundo nos domine, antes pelo contrario, com Ele venceremos e superamos tudo. Seremos testemunho da alegria, construtores da paz na nossa sociedade, com toda a imaginação, com toda a alegria. Cristo conta com toda a vossa qualidade, própria dessa idade, para que Sua mensagem chegue ao coraçao dos outros. É importante que cada um de nós cristãos jovens, sejamos contagiantes, testemunhas, pessoas portadores desta qualidade e valores que Cristo partilha connosco, para parilha-los com os outros”.

A missa terminou com o cântico do hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude  2013 , “Esperança do Amanhacer”, outra vez o grupo coral com todo o entusiamso envolveu a todos.

Depois da missa e do almoço houve actividades recreativas onde cada paróquia apresentou algo.

De referir que esta Jornada Diocesana é uma das etaps preparatórias da grande Jornada Mundial da Juventude que se realizará no proximo mes de Julho, no Rio de Janeiro – Brasil e que vai contar com a presença dos jovens da nossa Diocese.

No final, os grupos voltaram para as suas paróquias e suas casas renovados na fé, na amizade, no conhecimento e na alegria. Voltaram cada vez com mais certeza que na Igreja e com Cristo se pode ser feliz e realizado, enquanto seus díscipulos que levam a Boa Nova por onde passam.

O que foi dito sobre sobre a jornada diocesana

“Foi simplesmente emocionante ver tantos jovens da diocese inteira reunidos pela causa da fé. É de louvar”. Fátima Paiva

“Foi um dia muito espécial. Estiveram muitos jovens presentes, num ambiente muito alegre a culminar o Fórum da Juventude, que começou desde quinta feira. Na eucaristia vi os jovens muito felizes. Espero que tenha sido um momento de revigoramento para poderem ser na nossa sociedade de hoje, testemunhos e construtores da paz e da alegria, que Cristo veio trazer nos e que as cirscunstância da vida não apagam porque as dificuldades da vida são superados pela força de Cristo que está em nós. Que os jovens sejam protagonistas e construtores de uma sociedade mais fraterna, mais pacifica e mais alegre”, Dom Arlindo Furtado.

“Esta Jornada foi a cereja no topo do bolo, depois do Fórum da Juventude. É com toda esta energia que vivemos aqui que vamos levar lá fora”
Anyse Pereira.

“Estar no meio de jovens, além da missa que o Bispo celebrou… é muito bom. Espero que nasça aqui mais amizade, e que tenham ficado boas mensagem”.
Evandro Tavares.

“Vim pela convivência e também para ouvir a Palavra de Deus. Vou levar para casa mais amizade e mais fé”.
Carine Lopes