juv 1 juv2 juv3E assim foram três dias de muita formação, partilha, troca e aprendizagem onde mais de setenta jovens de todas as paróquias da ilha de Santiago reunidos em nome da fé. No fim do encerramento a emoção, satisfação, alegria: eram os sentimentos que definiam o estado de cada um que esteve presentes nos três dias do Fórum sobre a fé. Jovens que adotaram o lema “Seja jovem vivendo a fé com alegria” e prometem viver a sua juventude com alegria e levar essa mensagem a todos os que não puderam participar nestes momentos marcantes e fazer díscipulos nas suas comunidades como pede o Santo Padre na sua mensagem “ Ide e fazer discipulos entre as nações”.

De acordo como padre Isaias Gonçalves, coordenador do Secretariado Diocesano da Juventude, este Fórum serviu para mostrar que na Igreja os jovens também podem ser felizes.

“ Estes três dias vivemos momentos marcante na vida desses jovens. No último dia, no momento do encerramento- na sessão de partilha disseram que nunca tinham vivido um momento bom como este. Mostraram que têm ncecessidade de mais momentos como esse na vida. Como disse o Bento XVI, investir nos jovens é investir no futuro e nós enquanto secretariado, como sempre, continuaremos a investir nos jovens, para que se sintam a vontade na Igreja, que a Igreja tem espaço para eles e que lhes atenção sempre”.

O Fórum teve momentos de formação sobre diversos temas ligados à fé mas também que retrataram o sacramento da Igreja e assuntos socias. Agora a expetativa do Secretariado Diocesano da Juventude é que estes jovens, chegando nas suas comunidades “partilhem tudo o que aprendremam nestes dias, como os osutros jovens que não puderam estar aqui presentes, que sejam testemunhos deste momento, nas suas comunidades, nas suas paróquias”.

Eis o testemunho de alguns dos jovens que participaram neste momento impar e que vai certamente ter impactos positivos nas suas vidas:

“Momentos mais emocionante, mais marcante para mim foi a Adoração, onde escrevemos aquilo  que sentíamos naquele momento da adoração e depois entregamos a carta a Jesus e apanhamos  num cestinho uma mensagem estraida na biblia. A mensagem que me calhou foi exatamente aquilo que eu precisava”.

“Estes tres dias serviram para o meu crescimento espiritual. Este Fórum foi algo diferente daquilo que os jovens estão acostumados. É uma actividade mais espiritual, muito mais de interiorização, muito mais evangelico com o objectivo de nos evangelizar para depois evangelizarmos os outros. É isso que levo para os universitários – que represento- é isso que levo para a casa, paróquia, para minha familia e para a minha vida”.

“Foram três dias bem aproveitados, muito intenso e deu resultado. Ontém, sábado, fomos dormir as três horas de madrugada mas mesmo assim levamtamo-nos cedo e estamos aqui com toda a energia, com toda a alegria. O sono ficou pequenino diante da grandeza da nossa fé”.

“Foram dias espetaculares, excelentes. Foram três dias de muita convivência, partilha, formçaõ e e principalmente de encontro com Deus, momentos que me tocaram bastante, foi o a Adoração e o trabalho de evangelizaçã, quando saimos para a comunidade para falar com as pessoas fazendo trabalho de evangelização. Foram  dias proveitosos”.

“Estamos aqui como delegados das nossas paróquias, portanto tudo o que aprendemos aqui vamos trasnmitir e partilhar com os outros jovens da nossa paróquia. Somos o enviado que o Papa nos pede para sermos, segundo a sua mensagem: ser o testemunho da mensagem de Cristo junto da nossa comunidade”.

“Este Forum foi uma experiência boa, partilhada, acho que consegui tirar proveito deste destes dias de várias experiencias e testemunhos de vida e também dos temas que forma apresentados. Fiquei cada vez mais edificado e enraizado na fé e fiquei com algo para ir partilhar e evangelizar entre os outros jovens da minha paróquia e de outras.”

“Aos estar aqui neste três das, consegui construi a partir de um conjunto de informação, conhecimentos que me ajudarão a tomar uma decisão, a seguir a minha vocação, a levar uma vida mais serena e com maior convicção. Isso vai levar –me a, não só transformar a minha vida mas, também a levar aos jovens da minha comunidade e da minha paróquia aquilo que recebi aqui para partilhar com eles: que Cristo realmente existe e que nós temos uma fé que professamos, que existe um Deus que é Pai e criador de todas as coisas”.