5fs2 5fs35fs55fs65fs7 5fs8 A Missa Crismal de hoje (antecipada nalgumas dioceses pra 3ª feira), marca o fim de uma etapa da Quaresma . À tarde tem início o sagrado tríduo pascal, com a Missa da Ceia do Senhor.

A Missa Crismal é uma celebração de profundo significado eclesial, de unidade da Igreja e de comunhão no ministério. Ninguém fica inderente à imagem do Bispo diocesano em uniao com os presbíteros, seus primeiros colaboradores, à volta do altar e ao rito da bênção dos óleos que se usam nos sacramentos que os requerem. Sempre que esses óleos forem usados, está presente o Bispo, que é o Pai da fé, e o sinal e promotor da unidade na sua diocese.

Hoje de manha, em todas as dioceses do mundo, o Bispo diocesano, rodeado do seu presbitério, benze os óleos dos enfermos e dos catecúmenos (que se preparam para o baptismo) e consagra o óleo do crisma. Este é usado no Baptismo, na recepção da ~confirmação e na ordenação sacerdotal.

Na Missa Crismal os sacerdotes renovam as suas promessas sacerdotais e o povo ora por eles. Também o Bispo pede que se reze por ele. Hoje é o Dia do sacerdócio e da Eucaristia, dom maior de DEus à sua Igreja, instituição perpétua por vontade do Senhor Jesus, Eterno Sacerdote.

Pela instituição do Sacerdócio, a igreja recebe um dom especial e a tarefa de actualizar no mundo até ao fim dos tempos o gesto da entrega do Senhor no misterio da Sua Morte e ressurreição e o mandamento da Caridade.

Esta celebração anual acontece apenas na Catedral de cada Igreja local e é sempre presidida pelo bispo diocesano.