DSC06539 Mais uma vez, o Salão Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Graça encheu-se de fiéis para assistir a mais uma Conferência quaresmal. Desta vez, a apresentação ficou a cargo do Bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado, que trouxe o tema “Testemunhas da fé, santos e mártires de ontem e de hoje”, tema que encerrou este ciclo de conferencias.

Na sua apresentação, que teve lugar na passada quinta feira, 21 de Março de 1013, o bispo falou de figuras bíblicas, como Noé, Moisés Abrãao e alguns profetas como Isaías e Jeremias, e do novo testamento, falou São Pedro e São Paulo e Maria.

Referiu-se também a pessoas que fizeram parte da Paróquia de Nossa Senhora da Graça e que se destacaram no seu testemunho de fé, dando o seu contributo para o crescimento da paróquia. Uma espécie de homenagem merecida a estes cristãos que ja não se encontram entre nós. Este foi um momento interessante e marcante desta conferência.

Depois da apresentação, como acontece em todas as outras sessões, seguiu-se um momento de diálogo e de questões por parte do público e esclarecimento, onde veio a baila a questão do “contratestemunho” de alguns membros da igreja em que o Bispo disse que a igreja aceita santos e pecadores, mas que “quem constrói a Igreja e são faróis da Igreja são os Santos”.

Outro aspecto abordado foi a questão das seitas que tem suscitado algumas preocupações, ultimamente. Dom Arlindo chamou a atenção para a necessidade de os cristãos estarem preparados para se defenderem, acrescentado que “antes havia uma mesa comum onde todos partilhavam a mesma fé e não havia necessidade de defesa, mas que como agora há muito ataque por parte das seitas, os cristãos têm de estar preparados para se defenderem e adaptarem-se a este ambiente que se vive de modo a darem razões da sua fé, porque ao contrário do que se passava antes, hoje sim os cristãos são confrontados e interrogados sobre a sua fé”.

Conferências 2013, nota positiva

Este ano, a Paróquia escolheu o lema “a Porta da fé está aberta para todos”, que se dividiu em seis temas, para celebrar o ano da fé em que se vive. Um lema adquado e bem aceite por parte das centenas de pessoas que durante a Quaresma encheram o Salão para participarem nas conferencias, como forma de enriquecer e conhecimento e fortalecer sua fé. Alias, o padre João Augusto, pároco de nossa Senhora da Graça fez um balanço positivi da participação das pessoas que vieram de todas as paróquias da Cidade da Paraia tomar parte nas conferencias quaresmais neste tempo de preparação para a Páscoa.

O pároco enaltece ainda os apresentadores pela forma como conduziram as apresentações e os debates nas seis semanas de conferência. Houve sempre esforço dos comunicadores ( os padres Edson Bettencourt, Samuel Costa, Carlos Varela, Joaquim Garcia e Camilo Torassa ) em dar espaço para o debate, “que foi sempre muito bem aproveitado e bem vivenciado”. O último dia da conferência como todos os anos, foi o bispo a apresentar o tema que teve uma grande audiência. Com seu estilo próprio de muita tranquilidade e de conforto as almas fechou com chave de ouro este ciclo de conferências quaresmais.

“Depois destas conferências, estamos todos entusiamados para viver a Semana Santa que se inicia agora. Marcamos passos crescendo e continuo da caminhada quaresmal e agora, preparamos para vivermos a Páscoa de reissureição” diz o Padre João Augusto e acresnta que “todos, a seu nível e sua capacidade sairam reforçados na sua formação com este ciclo conferências.

Vox Populi – Conferêncais Quaresmais 2013

“Este ano foi bom. Aproveito para agradecer a paróquia de Nossa senhora da Graça por esta grande iniciativa, que tem tomado uma dimensão muito forte abrangendo todas as paróquias da cidade da Praia e pela feliz ideia da escolha do lema deste ano, “A porta da fé está aberta para todos”, que se enquadra muito bem. Estando no ano da fé, este tema enquadra-se muito bem. Cada ano, temos novidades fortes, este ano não é diferente e penso que todos que vieram as Conferencias ficaram a ganhar. Estamos a ver se dimensionamos as conferências na época de Adevento que é também um outro momento de preparar fortemente para receber Jesus”. Juvenal Tavares

“A escolha do lema foi, uma excelente escolha tendo em conta o Ano da Fé que estamos a viver, não podia ser outro tema a não ser a nivel da fé. Tivemos excelentes conferencistas que mostraram-nos varias dimensões da fé”. José Manuel

“Não faltei a nenhuma sessão. Foram bem escolhidos e desenvolvidos os temas de cada semana. Cada conferencia ajuda os cristãos, cada vez mais, a aumentarem seu conhecimento da fé, de modo a ajudar-nos a viver melhor a nossa fé”. Maria Tavares

One Response to “Dom Arlindo Furtado e o tema “Testemunhas da fé, santos e mártires de ontem e de hoje” encerra a IX Conferências Quaresmais”

• Anabela:

Parabéns Paróquia de Nossa Senhora da Graça, pela escolha dos temas tratados e pelos seus oradores que deram grande contributo para o enriquecimento da nossa fé.
    Os paroquianos também estou de parabéns, porque responderam ao convite e participaram em massa. Sinal de fé e preocupados para aumentarem o conhecimento. Desejo a todos uma boa Semana Santa e Feliz Pascoa…
    Anabela Marques