asa1 asa2 asa3O Secretariado da Juventude da Paróquia de Nossa Senhora do Socorro, na Praia, realizou no passado Domingo, uma caminhada penitencial para marcar o Tempo de quaresma. A iniciativa juntou mais de mil jovens e contou também com a participação de crianças e adultos.

Depois de concentração, que começou com o nascer do dia, cada jovem recebeu um trecho da mensagem do Santo Padre para a Quaresma que iam estudar durante o dia. Os participantes que ultrapassaram um milhar de jovens, iniciaram a partida a pé, passando por principais ruas das comunidades daquela paróquia.

Este ano, o cortejo passou por um dos bairros emergente e mais nobre da capital, a Cidadela. Ainda cedo, quando a maioria dos habitantes daquela zona dormia, os jovens caminheiros passaram entoando canções e cheio de entusiamo, despertando-os moradores para a realidade~. Afinal Cidadela faz parte da Paróquia. Um entusiamo que levou muitos à varanda para ver o que se passava.

À chegada a São Martinho, depois de horas a andar, a caravana de jovens foi bem recebida pela gente daquela comunidade, que se juntou as actividades que se seguiram. O momento alto do dia foi a reflexão e partilha sobre a mensagem do Papa para a Quaresma.

A eucaristia presidida pelo Padre Constantina, Pároco de Nossa Senhora do Socorro também fez parte do programa e deu destaque ao Ano da fé. Seguiu-se o almoço e convício e a parte recreativa, que ficou a cargo dos jovens de São Martinho que apresentaram uma peça de teatro a volta da Quaresma.

“O dia foi extraordinário. Fomos bem recebidos pela paróquia de Santíssimo Nome de Jesus, principalmente pela comunidade de São Martinho onde ficamos. Toda a gente de la estive connosco. Os jovens de la participaram connosco na actividade e foi muito bom sentir que realmente quando incluímos Jesus Cristo, podemos fazer brotar a caridade, o amor, a amizade e convivência. Foi um testemunho muito grande para nós”, conta satisfeito o padre Constantina.

A caminhada Penitencial é um gesto que recorda a caminhada do povo de Deus no deserto e já é uma tradição dos jovens de Nossa Senhora do Socorro que há alguns anos vem realizando esta actividade no Tempo de quaresma com o propósito de despertar e preparar os jovens para a Pascoa.

“Como não despertamos sozinhos e nesse clima do ano da fé, com caridade procuramos despertar outras partes da nossa paróquia para esta realidade de fé. Por exemplo, nesta caminhada passamos pela Cidadela, com o intuito de acordar outros jovens e pessoas daquela comunidade que faz parte desta paróquia, para a Páscoa” diz o pároco.

O Padre Constantina chama a atenção de que a caminhada continua com o Domingo de Ramos, que inicia a semana Santa e culmina no sábado com a Vigilia PAscal. É a Ressurreição que vence a morte e o pecado e infunde vida e esperança ao mundo.

DS