Apresentamos a seguir uma iniciativa do Pe. Rui Pedro, que está na Paróquia de N. Sra das Dores, Ilha do Sal, que  partilhou a ideia com Dom Ildo Fortes que, por sua vez, enviou a alguns padres. «Em Ano da Fé, temos procurado melhorar o acolhimento aos cristãos de outras origens presentes nas missas da paróquia, sobretudo, em Santa Maria, Sal», diz o Pe. Rui, que partilha este trabalho litúrgico que poderá interessar a outras paróquias. No sal, ele diz que tem lido o texto na celebração e afixado nos quadros das capelas para os turistas que visitam os templos.  A introdução vem em quatro linguas. Confira.  Votos de Santa Quaresma.

4º DOMINGO DA QUARESMA (ANO C) – 10 de março de 2012

(Português)    A paz do Senhor esteja sempre convosco.

No Evangelho, Jesus apresenta-se como “a luz do mundo”; a sua missão é libertar os homens das trevas do egoísmo, das cegueiras da vida, como aconteceu com o cego de Siloé.

Paulo propõe aos cristãos de Éfeso que recusem viver à margem de Deus (“trevas”) e que escolham a “luz”. Viver na “luz” é praticar as obras de Deus: a bondade, a justiça e a caridade.

O primeiro livro de Samuel conta a escolha de David para rei de Israel e a sua unção: é um ótimo pretexto para refletirmos sobre a unção do dia do Batismo que nos constituiu testemunhas da “luz” de Deus no mundo.

A Liturgia deste IV Domingo propõe-nos o tema da “luz”. Define a experiência cristã como “viver na luz”. Como “filhos da luz” peçamos a Cristo, Luz da Luz, que continue a iluminar a sua Igreja. Com o cego exclamemos: “Eu creio, Senhor!”

(Français)     La paix du Seigneur soit toujours avec vous.

Dans l’évangile, Jésus se présente comme ‘’la lumière du monde’’; sa mission est de libérer les hommes de l’obscurité, de l’égoïsme, de la cécité de la vie, comme c’est arrivé à l’aveugle de Siloé.

Paul propose aux chrétiens d’Ephese qui refusent de vivre en marge de Dieu (l’obscurité) et qui choisissent la lumière. Vivre dans ‘’la lumière’’ c’est accomplir les œuvres de Dieu : la bonté, la justice et la vérité.

Le premier livre de Samuel nous raconte le choix de David comme roi d’Israël et son onction : c’est un excellent prétexte pour nous rappeler notre onction le jour de notre baptême et qui fait de nous des témoins de la ‘’lumière’’ de Dieu dans le monde.

La liturgie de se IV dimanche nous propose le thème de la ‘’lumière’’.Elle définie l’expérience chrétienne comme ‘’vivre dans la lumière’’. Comme ‘’fils de lumière’’ demandons au Christ, lumière de la lumière, qu’il continue à illuminer son Eglise. Avec l’aveugle nous proclamons : ‘’je croie , seigneur !’’

(Italiano)    La pace del Signore sia con tutti voi.

Nel Vangelo, Gesù si presenta come “luce del mondo”. La sua missione é liberare l’umanità dalle tenebre dell’egosimo, dalla cecità della vita, como é avvenuto con il cieco di Siloe.

Paolo propone alla comunità di Efeso di smettere di vivere lontana da Dio (tenebre) e di scegliere la luce. Camminare nella luce é praticare le opere di Dio: la bontá, la giustizia e la caritá.

Il primo libro di Samuele raconta l’elezione di Davide come re di Israele e la sua unzione. É infatti una bella occasione per renderci consapevoli dell’unzione del battesimo che ci costituí testimoni della luce di Dio nel mondo.

La liturgia di questa IV Domenica ci propone, quindi, il tema della luce. Definisce l’esperienza cristiana come “vita nella luce”. Come filgli della luce chiediamo a Cristo, luce da luce, di continuare ad illuminare la chiesa. Assieme al cieco del vangelo diciamo: “Io credo, Signore!”.

(English)    May God’s peace remain with you always.

In the Gospel, Jesus presents himself as the “Light of the world”, and his mission is to liberate men from the darkness of selfishness and the blindness of life, as with the blind of Siloam.

Paul proposes to the Christians of Ephesus that they must refuse to live outside of God (“darkness”) and choose “Light.” Living in the “Light” is to practice the works of God: goodness, justice, charity and truth.

The first book of Samuel talks about choosing David as the King of Israel and his anointing: it’s a great opportunity for us to reflect on the anointing of the day of our Baptism, which made ​​us witnesses to the “Light” of God in the world.

The Liturgy of this 4th Sunday offers us the theme of “Light” and sets the Christian experience as “living in the Light.” As “children of Light”, let us ask Christ, Light of Light, that He may illuminate his church. As the blind, let us cry out: “Lord, I believe!”