DSC06496 Arlindo Furtado presidiu ontem na Igreja Pró Catedral às 16:30, à Eucaristia em acção de graças pelo pontificado do Papa Bento XVI.  Apesar da hora ser pouco comum, a Igreja tinha algunas centenas de fiéis que quiseram se unir ao movimento da Igreja Católica para rezar pelo Papa Bento XVI que decidiu apresentar a sua resignação para passar a ser um peregrino que se prepara pra a etapa final da sua peregrinação.

Terminou exortando os presentes a serem firmes na fé e eficientes nas boas obras, a exemplo de Bento XVI, homem que de uma especial grandeza de alma e nobreza de espirito. « Vimos com que dignidade o papa deixa o cargo de pontifice da Igreja , com que amor, com que profundidade», o que é uma lição para todos», observou Dom Arlindo na homilia em que também exortou a profunda honestidade do Papa que deu ao mundo inteiro um exemplo de fidelidade e humildade.

Cabe-nos agora ter serenidade, ficar firmes na fé  e saber que a Igreja, como disse Bento XVI «nao é minha, não é nossa, é do Senhor». Assim rezamos e esperamos pelo que virá substituir o Papa Bento XVI, para dar continuidade ao ministério petrino, que garante a unidade da fé na Igreja de Cristo.

Ele que havia dito serr um simples trabalhador da vinha do Senhor a carregar « o peso do pontificado», agora se retira em silêncio e de novo se coloca na posição de servir melhor pela oração mais intensa.

Para Dom Arlindo, o papa, agora pontifice emérito, soube se colacar no lugar certo para servir com toda a humildade.

PZB