A paróquia de Nossa Senhora da Conceição, ilha do Fogo acolheu ontem, 27 de Fevereiro de 2013, a 2ª sessão das Conferencias Quaresmais 2013. O tema a “Fé professada” foi apresentado pelo diácono Alexandre Borges. Esta é a terceira edição de Conferências Quaresmais, naquela paróquia e este ano, inspirado no Ano da fé, proclamado pelo Santo Padre, Bento XVI, tem como sob o lema “A Fé dos Homens Hoje.

Esta iniciativa tem como objectivo proporcionar aos paroquianos momentos de reflexão, debate, estudo e partilha dos conteúdos da fé “com o intuito de capacitar os fiéis leigos para dar as razões do seu viver e da sua fé em contextos onde se joga a existência humana”, explica o pároco, pe. José Eduardo. As Conferências Quaresmais são também uma ocasião de preparação para a Pascoa.

Na sua apresentação o orador, Alexandre Lopes disse que “a fé é uma expressão de confiança e certeza real que se concretiza na pessoa de Jesus Cristo”.

Falou também da necessidade da actualização contínua da fé, das suas expressões e formas, pois, hoje, a própria sociedade actual reclama dessa necessidade porque nem todas as forma e expressões são adequadas. Acrescentou ainda que “A Fé não é resultado apenas de esforço intelectual do ser humano embora, esse esforço seja importante para ajudar-nos a compreender e a viver melhor a nossa fé mas, que a fé é, sobretudo, um dom de Deus”.

De acordo com o padre Eduardo, houve uma boa presença e participação dos paroquianos. A seguir a apresentação do tema, como é habitual nestas conferências, deu-se espaço para perguntas e esclarecimentos, sobre o tema.

“ Houve também momentos de esclarecimento sobre questões relacionadas com a situação pelo qual a Igreja está a passar, a propósito da renúncia do Papa. Ainda há pessoas com algumas dúvidas acerca disso, então foi um momento de alguns esclarecimentos a respeito”, acrescenta o pároco.

As Conferências Quaresmais da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição têm lugar todas as quartas feiras durante a quaresma- de 20 de Fevereiro a 20 de Março de 2013-, pelas 17Horas, no Salão Bento XVI. Ao todo serão debatidos cinco temas relacionados com a fé. O Anúncio da Fé nos Tempos de Hoje, apresentado pelo P.e António Leal, A Fé Professada pelo Diácono Alexandre Lopes, sendo que ambos já forma apresentados. Nas próximas semanas serão apresentados e debatidos os temas seguintes: “A Fé Rezada (06/03 – Irmã Carmén); A fé Vivida (13/03 – Frei Admário Delgado); e A Fé Testemunhada (20/03 – Frei Danilson Andrade).