noite Xt3noite Xt4noite Xt8noite Xt6noite Xt1O Secretariado Pastoral da Juventude, da Paróquia de Santo Amaro, Abade, no Tarrafal, ilha de Santiago, realizou na passada sexta feira, 22 de Fevereiro de 2013, uma “Noite Com Cristo”. A iniciativa, que se realizou pela primeira vez na paróquia, contou com a presença de mais de 350 jovens.

Com esta actividade pretendeu-se dar aos jovens uma oportunidade de viverem uma noite diferente, onde Cristo ocupa um lugar de destaque “nas suas mentes e nos seus corações”. Esta foi também uma maneira alternativa dos jovens estarem “fora de casa” à noite sem ter que estar necessariamente em discotecas e noutras acções que os possam distrair do aproveitamento do bom e do essencial que a vida tem e lhes forneça.

“A noite também pertence a Deus. Daí, a necessidade de estarem vigilantes e atentos para rezarem, quer seja dia quer seja noite, pois Ele é o Senhor do dia e da noite. Por isso, a noite com Cristo foi uma noite ganha: em oração, convívio, troca de experiência e outras coisas que são importantes para vida de um jovem cristão”, enfatiza o diácono Elias Borges, membro da organização e mentor desta iniciativa.

Segundo o diácono Elias Borges “ Foi uma noite de Luz, muito serena e com a alegria dos jovens a coroar a cidade de Tarrafal”. Uma actividade rica preenchida com concurso de músicas e danças cristãs, teatros, Bíblia show, terço (percorrendo as ruas da cidade); Adoração ao Santíssimo; Jogos de amigo secreto e cantos na areia e terminou com a oração da manhã. A Noite com Cristo iniciou por volta das 22 horas e só chegou ao fim com o nascer do sol, por volta das seis e meia da manhã.

“Noite com Cristo foi uma maneira de viver com mais intensidade a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, a razão da nossa fé e do nosso viver. Foi um acontecimento marcante para os jovens, mas também para todos os paroquianos que participaram. Acharam engraçado e muito bem pensado para a vivência consciente dos cristãos de Tarrafal e não só, pois, alguns jovens da paróquia vizinha de Santa Catarina participaram e elogiaram a iniciativa. Portanto, o balanço é muito positivo e abre campo para ser vivido no futuro, ainda com mais intensidade e de melhor forma possível”, conta o diácono Elias.

Depois do sucesso da primeira “Noite com Cristo” a paróquia pretende dar a sua continuidade, fazendo pelo menos uma realização anual.

Os que participaram deram nota positiva. “Muitos acharam que este evento é uma nova vida a nascer no seio da juventude. Algumas pessoas disseram que é necessário fazer mais e criar mais iniciativas do género. Os nossos jovens precisam de viver a fé com mais seriedade e responsabilidade e, Cristo é o grande pedagogo que os jovens podem confiar e entregar as suas vidas. Por ser uma actividade que sacudiu a Cidade, fui ouvindo alguns ecos de pessoas de outras ceitas que me disseram que foi uma boa iniciativa. Por isso, fico contente ao ouvir isso, mas contudo, o mais importante é entregar Cristo aos jovens, pois Ele é a melhor proposta de sempre para a nossa juventude, remata Elias Borges satisfeito com o impacto da iniciativa.

Uma noite memorável. Que iniciativas dessas se repitam em outras paróquias!