DSCF1110O que é crer em Deus? Ateísmo e Fé, foi o tema da primeira sessão da IX Conferências Quaresmais 2013 realizadas pela Paróquia de Nossa Senhora da Graça na Praia. O evento teve lugar ontem, 14 de Fevereiro no Salão Paroquial e teve como orador o Padre Edson Bettencourt“.  É ver o contexto da fé em que nós vivemos, de ver os desafios que são colocados à fé. O ateísmo é o grande desafio que se coloca à fé e vem desde há muito tempo, mas é preciso mostrar sobretudo que a fé é uma proposta credível e que acima de tudo é uma resposta do homem ao amor de Deus. Deus com seu amor e sua bondade abre-se e desce e vem ao encontro do homem. Um Deus que não quer fazer concorrência com o homem mas dar espaço ao próprio homem. O ateísmo não é outra coisa senão a negação de Deus” explica o orador. 

As Conferências Quaresmais já são uma tradição na Paróquia de Nossa Senhora da Graça no tempo de Quaresma e pretendem ser momentos de reflexão, sobre temas diversos e de preparação para a Páscoa da Ressurreição do Senhor. 

Este ano, enquadrado no Ano da Fé, tanto o lema das Conferências Quaresmais “ A porta da fé está sempre aberta a todos”, inspirado num documento instituído pelo Santo padre, como os seis temas a serem apresentados destacam a fé.

“A porta da fé. A porta serve para entrarmos e para sairmos e a porta da fé está aberta para todos, significa que há possibilidade para todos passarem para essa porta para irem até ao lugar onde se serve o melhor para a vida do homem, que é o encontro com Deus mas, para se passar por esta porta é preciso que ela esteja indicada pelo anúncio da palavra de Deus”, explica padre João Augusto, pároco de Nossa Senhora da Graça. 

Para responder a pergunta “o que é Crer em Deus”, na sua apresentação, o Pe Edson diz que “crer é confiar em Alguém, é seguir o chamamento do Desconhecido que convida, confiar a própria vida nas mãos de um Outro, para que Ele seja o único e verdadeiro Senhor”. 

Sobre o ateísmo, o jovem padre lança um olhar sobre o que se passa hoje na sociedade, onde em alguns sectores Deus já não é desejado e é visto com indiferença por muitos. No entanto, salienta “o desejo de Deus continua apresentar-se ainda hoje, de muitas formas, ao coração do homem. Ora, há caminhos que podem abrir o coração do homem ao conhecimento de Deus, mas é o Deus desejado que toma a iniciativa de nos iluminar, guiar para chegar até Ele, respeitando sempre a nossa liberdade. Deus não se cansa de nos procurar, é fiel ao homem que criou e salvou, permanece próximo da nossa vida, porque nos ama”. 

Em jeito de conclusão, o palestrante diz que “a fé leva a descobrir que o encontro com Deus valoriza, aperfeiçoa o que existe de verdadeiro, de bom e de belo no homem. A fé é um saber que confere sabor à vida, um novo gosto de existir, um modo alegre e belo de estar no mundo. Com isto podemos reafirmar que a fé não é unicamente intelectual e académica, mas é vital, na medida em que se manifesta na fraternidade que torna o homem solidário, capaz de amar, vencendo a solidão que o torna triste”.

Mais uma vez, o Salão da Paróquia de Nossa Senhora da Graça esteve lotado de fiéis. Gente de todas as idades que quis, mais uma vez, participar e inspirar-se nas Conferências Quaresmais de modo a preparar a Quaresma e fortalecer a fé. Depois da apresentação do tema, como tem acontecido nas edições anteriores, o público teve oportunidade de intervir, partilhando sua opinião e solicitando esclarecimentos. Tornando o acto ainda mais rico.

 As Conferências Quaresmais acontecem todas as quintas – feiras, (de 14 de Fevereiro a 23 de Março de 2013) pelas 18 horas no Salão da Paróquia de Nossa Senhora da Graça.

 

 
 
 

Deixe um comentario

Categories