IMG_0508Depois do Retiro anual dos padres diocesano, que aconteceu na semana passada, teve inicio ontem, dia 4, no Seminário de S.José (no antigo edifício ´Palacete´), uma sessaõ de 4 dias de formação teológica e pastoroal em que participam 27 sacerdotes diocesanos e religiosos. O Facilitador desta formação é o Padre Filipe, membro da comunidade Verbum Dei, que também orientou o retiro. O tema da formaçáo tem a ver com a realidade da fé nos dias de hoje, seus desafios e implicações para o mundo e para a Igreja hoje, concretamente em Cabo Verde.

Segundo o Padre Filipe Pardal, esta sessão não traduz a realidade da Formação Permanente. Esta é uma atitude constante e necessária para que o sacerdote (e não só) esteja sempre em questionamento e procura pra dar respostas cada vez mais adaptadas às novas e constantes interpelações que se põem à fé e à Igreja. A Formação acontece durante toda a vida e implica uma decisão de conversão diária a nível moral, intelectual, teológico e pastoral num mundo que evolui rapidamente. Acontece na dinâmica «continuidade-mudança´e exige uma fidelidade criativa.

A reciclagem vai até quinta feira e consta de exposição de temas, trabalhos de grupo, partilha e plenária. O gtrande desafio é reflectir sobre a realidade de fé e de Igreja em Cabo Verde à luz das pistas dadas pelo animador.

IMG_0518 IMG_0517

PZB

 

 

One Response to “Padres da Diocese de Santiago reunidos para formação Teológica e Pastoral”

  • O tema da formação é importante e muito actual.
    Que os Padres sejam capazes de obter maior aprendizado que vos ajude num desempenho sacerdotal com qualidade,e que tenha implicações benéficas junto do povo das ilhas. Bem haja!

Deixe um comentario

Categories