IMG_0508Depois do Retiro anual dos padres diocesano, que aconteceu na semana passada, teve inicio ontem, dia 4, no Seminário de S.José (no antigo edifício ´Palacete´), uma sessaõ de 4 dias de formação teológica e pastoroal em que participam 27 sacerdotes diocesanos e religiosos. O Facilitador desta formação é o Padre Filipe, membro da comunidade Verbum Dei, que também orientou o retiro. O tema da formaçáo tem a ver com a realidade da fé nos dias de hoje, seus desafios e implicações para o mundo e para a Igreja hoje, concretamente em Cabo Verde.

Segundo o Padre Filipe Pardal, esta sessão não traduz a realidade da Formação Permanente. Esta é uma atitude constante e necessária para que o sacerdote (e não só) esteja sempre em questionamento e procura pra dar respostas cada vez mais adaptadas às novas e constantes interpelações que se põem à fé e à Igreja. A Formação acontece durante toda a vida e implica uma decisão de conversão diária a nível moral, intelectual, teológico e pastoral num mundo que evolui rapidamente. Acontece na dinâmica «continuidade-mudança´e exige uma fidelidade criativa.

A reciclagem vai até quinta feira e consta de exposição de temas, trabalhos de grupo, partilha e plenária. O gtrande desafio é reflectir sobre a realidade de fé e de Igreja em Cabo Verde à luz das pistas dadas pelo animador.

IMG_0518 IMG_0517

PZB

One Response to “Padres da Diocese de Santiago reunidos para formação Teológica e Pastoral”

• O tema da formação é importante e muito actual.
    Que os Padres sejam capazes de obter maior aprendizado que vos ajude num desempenho sacerdotal com qualidade,e que tenha implicações benéficas junto do povo das ilhas. Bem haja!