hpfe1 DSCF3108ahpfe2O Salão Paroquial da Praia, foi no Domingo, 20 de Janeiro de 2013, palco de uma tarde de um concurso de hip hop, onde a fé foi o foco. A iniciativa partiu do Secretariado Paroquial da Juventude e da Paróquia e foi enquadrada no âmbito do Ano da Fé.

A ideia de acordo com Zico Mendes, membro do Secretariado da Juventude e um dos organizadores do evento, « é levar os jovens, através do seu estilo, da sua maneira, manifestar a sua fé». Para além disso, a iniciativa é também uma forma de levar os jovens a ler e a estudar a Bíblia Sagrada e o YOUCat  –  o catecismo para os jovens –  tendo em conta que as letras das músicas a participarem no concurso tinham que ser inspiradas nos dois documentos.

Seis comunidades foram representadas neste concurso de hip hop da fé. Jovens de Ponta d’Água, São Pedro, Calabaceira, Vila Nova, Achada Grande Trás e Achada Grande Frente levaram as suas músicas e passaram mensagens positivas e de fé aos presentes.

“Esta é uma boa iniciativa, mostra que a igreja não discrimina o hip hop, como muita gente faz. O hip hop tem o seu valor e nós acreditamos em Deus e que esta é uma iniciativa que deve ser repetida porque é uma forma de atrair mais jovens para a igreja, diz Enick Gomes, representante da Comunidade de Ponta D’Água.

O jovem que é escuteiro foi acompanhado por mais dois amigos que entretanto não participam na Igreja. Enick acredita que a partir de agora começa o trabalho para conquistar os amigos e outros para uma participação activa na Igreja.

“Temos muitos jovens que cantam o estilo hip hop. E muitos deles não participam na vida da igreja, então esta é uma maneira de atrai-los e trazê-los para junto da Igreja. Penso que devemos repetir esta iniciativa mais vezes. Vimos aqui hoje jovens criativos e que transmitiram mensagens positivas. Foi uma tarde muito boa, agradável, animada e de convivência”, diz o diácono Alexandre Lopes, membro do júri e um dos mentores da iniciativa.

A tarde de Hip Hop da fé contou com a presença de dezenas de jovens de quase todas as comunidades. Uma tarde animada, inspirada e criativa, onde não faltou música, dança, boa convivência e mensagens sobre a realidade mas, de fé e de esperança. Quem esteve presente não ficou indiferente e pede-se que mais iniciativas do género sejam realizadas.

“Boa iniciativa, ajuda a sociedade a entender melhor o hip hop e é uma maneira de passar mensagens positivas sobre a realidade aos jovens. Foi uma boa actividade, criativa e o ambiente estava muito agradável”, Djamila Gomes.

Presença no palco, interpretação, voz e letra foram os principais critérios na avaliação dos participantes e no final Ponta D’Água conquistou o primeiro lugar, tendo os representantes de Calabaceira e São Pedro alcançados a segunda e a terceira posição respectivamente.

One Response to “Juventude de N. Sra da Graça realiza concurso “Hip Hop da Fé””