sp 1 IMG_4499 IMG_4501«Redescobrir e viver com alegria a minha fé em Jesus» foi o lema da Assembleia da Comunidade cabo-verdiana que aconteceu no passado dia 12 de Outubro. No salão da Igreja de S. Patrick, em Roxbury.

Relançar a reflexão sobre o Ano da fé no contexto na Nova evangelização, envolver a comunidade no processo de decisão das acções mais importantes para a vivência do Ano da Fé e fazer um calendário das acções pastorais para este ano eram os três objectivos da Assembleia, que vem sendo espaço de convivio e de formação.

Sobre a Formação, o Pe. José Álvaro falou sobre a tarefa primordial da Igreja, que é Evangelizar, sobre os desafios da Nova evangelização na comunidade, uma tarefa de todos, e uma síntese das razões, dos objectivos e os meios pelos quais se podem dinamizar o Ano da Fé.

Depois  da apresentação do tema, um intervalo para um «cafezinho» acompanhado do HINO DA FÉ. Sob a animação de líderes, nomeadamente membros do Conselho da comunidade e alguns voluntários os pequenos grupos se deram ao trabalho de pensar no Ano da fé, nas necessidades da Comunidade e escolher as prioridades para este ano da fé. Muita animaçáo nos 4 grupos, melhor 5, porque um grupo de crianças participou desde o início no acolhimento, entrega de materiais, .

Vale dizer que as crianças surpreenderam a todos com a apresentaçáo de sugestões através de ´teatrinho´sobre a necessidade da oraçáo, do Estudo bíblico e da caridade para com o próximo.

Entre as propostas, destacam-se algumas: a prioridade absoluta para a ORAÇÃO individual e familiar, aprofundamento bíblico, catequese na familia, aprofundamento bíblico, marcha da fé, assembleias para crianças e jovens. Serviço à comunidade, teatro para crianças, visita às famílias, atenção ao acolhimento, recomeço do programa ´levanta-te´, noite de música da fé, estão entre as mais de 50 recomendações da assembleia, que serão selecionadas e calendarizadas por um conselho alargado para o ANO da fé, que já tem reunião  marcada par ao dia 27 de Janeiro no salão da Igreja.

De notar que estiveram presentes as Irmãs Filhas de S. Paulo com muitos livros, Cds e materiais de formação na fé, que muitos adquiriram. Um bom sinal.

De notar a presença do Pároco, Pr. Waldron e no fim, do Pe. Michael, que trata de assuntos relacionados com as comunidades étnicas na arquidiocese.  Ambos participaram na celebração do envio. Liderados pela Cruz e seguindo em procissão de velas, todos foram à ´Igreja de Baixo´ cantando o hino da fé e no fim rezaram o credo em uníssono e com muita alegria.

Foi assim a Assembleia da fé, que relançou as actividades do Ano da fé e deixou em cada participante o sentido da responsabilidade de ser evangelizado e evangelizador.

PZB

2 Responses to “Assembleia da comunidade Cabo-verdiana em Boston recomenda mais oração, aprofundamento bíblico, apostolado familiar e marcha da fé”

• Maria das Dores Morais:

Iniciativas do género deixam a todos mais felizes. São momentos que permitem reforçar a fé e o testemunho que se dá, com a concretização das diferentes actividades realizadas em Igreja, já é evangelização. Com São Paulo, digo a cada um e a todos: “Alegrai-vos sempre no Senhor! De novo o digo:alegrai-vos” (Fl4,4). Que as recomendações saídas da Assembleia possam ser corporizadas e que sejam uma verdadeira contribuição para o crescimento da Fé e do Amor da comunidade caboverdiana em Boston e que, pela sua vivência, os outros possam dizer “vede como eles se amam” e se sintam motivados a integrar a Comunidade, em particular, e a Igreja, em geral.

• admin:

Que bom ver este comentário, Dra Dores. É interessante a dimensão da ´comunhão´ na Igreja. O que uns fazem repercute no TODO em vários sentidos. Desta vez, positivamente. O que aconteceu na Praia – a marcha da fé – foi partilhado com entusiasmo nas comunidades por aqueles que ´viram ou participaram antes de viajarem para os EUA, e a Assembleia da comunidade de Boston poderá motivar outros a terem outras iniciativas para o Ano da fé em outras latitudes. Os cristãos podem fazer muito e mudar a comunidade pra bem melhor. Peço as suas orações para que o «grupo dinamizador» possa desafiar a comunidade a celebrar as várias dimensões da evangelização presentes das indicações da Assembleia: o anúncio da PALAVRA de Deus, as várias formas de CELEBRAR a fé e a expressão SOCIAL da fé. Mande-nos um artigo sobre a QUaresma e o ANO da fé. Os internautas ficam à espera. Muito obrigado!!!