No Domingo, dia 06 de Janeiro de 2013, a Paróquia de São Nicolau Tolentino, em São Domingos, na ilha de Santiago, serviu de palco para a ordenação sacerdotal de mais filho de terra. O jovem António Honorato Mendonça Fernandes, missionário da Congregação do Espírito Santo. O Bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado e foi testemunhado por dezenas de padres e centenas de cristãos, de entre as quais familiares, amigos e fiéis tanto da Paróquia local, como de outras partes da ilha que quiseram marcar presença neste evento que simboliza o crescimento da Igreja.

Com o lema “o espírito do Senhor está sobre mim. Ele ungiu-me e enviou-me” o jovem eleito prometeu dar seu contributo na formação e acompanhamento da igreja no país, dando tudo o que aprendeu e colheu enquanto missionário da Congregação do Espírito Santo. “ Este momento é fruto de uma interpelação. Entrei para o seminário porque houve outros que me tocaram com o seu testemunho. A minha intenção nesta caminhada é seguir Jesus Cristo nesta caminhada e levar a sua palavra e seu amor aonde a igreja me mandar”, diz o recém – ordenado, o padre António Honorato.

O mais alto representante da Congregação Espiritana, padre João Baptista de Barros, disse que a ordenação de António Honorato é sinal de que há mais pessoas e jovens dispostos a trabalhar para a “missão do Senhor”. Acrescenta ainda que o jovem padre, por aquilo que aprendeu durante a caminhada vocacional, irá dar grande contributo na evangelização. Depois de receber a ordem do presbiterado, o padre António Honorato celebrou a sua primeira eucaristia ao lado do bispo assistido por dezenas de presbíteros.

A mãe Maria Josefa não cabia de felicidade no dia que o mais novo dos nove filhos respondeu sim ao chamamento de Deus e prometeu servi-lo e ao seu povo. “Sinto muita alegria neste momento. É algo que não sei explicar. Vamos rezar para que ele continue a sua caminhada e seja fiel ao compromisso que tomou”.

É de salientar que São Nicolau Tolentino é a paróquia que mais padres deu à Igreja católica em Cabo Verde. Até agora são sete sacerdotes naturais desta freguesia a servir na Obra da (nova)evangelização. “Acreditamos que tem sido o resultado do trabalho de evangelização e de testemunho de fé dos padres que passaram por cá e que tem despertado inúmeras vocações nesta paróquia. Somos sete mas acreditamos que ainda mais jovens desta paróquia irão responder positivamente a este apelo”, diz o pe. Isaías Gonçalves, pároco da Paróquia de São Nicolau Tolentino. António Honorato Mendonça Fernandes é filho de Honorato Horta Fernandes e de Maria Josefa Mendonça Fernandes, nasceu a 18 de Fevereiro de 1984, em São Nicolau Tolentino (São Domingos). Entrou para o Seminário dos Missionários do Espírito Santo em 2000 para fazer o discernimento e preparar-se para cumprir a sua missão. Após ter passado pelo México em 2007, concluiu os estudos superiores em teologia em Portugal e regressou a Cabo Verde em 2012 para se preparar para sua ordenação sacerdotal.

2 Responses to “Dom Arlindo ordena mais um sacerdote espiritano ordenado”