Num clima de amena temperatura ambiental,  fortes emoções e muito sentido de fé, Dom Arlindo Furtado ordenou dois diáconos para a sua Diocese: Alexandre Lopes e Elias Borges, naturais de Santa Catarina (Ilha de Santiago).

O recinto do Seminário de S. José acolheu mais de 1000 fiéis de várias paróquias da diocese que vieram participar na celebração que também marcava o encerramento da primeira reunião em Cabo Verde da Conferência Episcopal de Mauritânia, Senegal, Guiné Bissau e Cabo Verde.

Concelebraram 13 bispos (3 caboverdianos),o cardeal Thédore Adrien Sarr, de Dakar, 21 padres, e estiveram presen tes também 3 diáconos permanentes.

Após chamada e eleição dos candidatos, Dom Arlindo fez uma homilia abordando vários aspectos da vida eclesial, referiu ao facto de os bispos estarem reunidos na diocese-Mãe de todas as dioceses da  África Ocidental, comentou as leituras do Primeiro Domingo do Advento e falou amplamente da missão do Diácono na Igreja. A caminhada na terra éespaço de treinamento na santiadade rumo à casa do Pai, disse comentando a dimensão escatológica do Advento, isto é, a realização total do Reino de Deus que começa na terrae termina no Céu, com Deus, o Único absoluto. «Portanto, as coisas materias têm valor relativo e devemos dar-lhe esse valor  no percurso da vida da Igreja, que deve olhar para o Senhor Jesus «como o seu tesouro Maior».  Apelou os cristãos a serem generosos na prática da caridade» seguindo as instruções da Igreja, como ensina o apóstolo Paulo.

Dom arlindo lembrou o Ano da fé «para os cristãos se darem  conta da preciosidade da fé, vivida em relação pessoal com Jesus sem excluir a dimensão comunitária, que é marca da Igreja. Neste ano devemos aprofundaraem a consciència do valor de ter Cristo na vida e  mais conhecimento associado à vida.

Deus graças a Deus pela forma como os rrdinandos fizeram sua camihada vocaional e lembrou-lhes: «Jesus precisa de vós neste ministério conrcreto de serviço»  na liturgia e com a presença activa junto às pessoas mais fragilizadas…). É  preciso assumir sem medo as exigências de obediência, castidade celibatária e outras… «porque Jesus nos esche a vida» e Deus, fiel, faz o que cumpre.

«Peço a oração do povo de Deus pelos sacedotes, diáconos e religiosos, para que realizem com alegria a sua missão, dando exemplo claro de que Jesus é o mais importante na nossa vida».

Seguindo o rito da ordenação, Elias e Alexandre tiveram um dialogo com o Bispo, sobre os compromissos a assumir, eles prostraram-se e o belo coro da Paróquia de N. Sra do Socorro animou a ladaínha. Com a imposição das mãos (apenas os bispos, pela estreita relação diácono-Bispo) e a oração do bispo ordenante aconteceu a ordenação propriamente dita. Já eram diáconos. Foram então revestidos de estola (a tiracolo) e dalmática, veste própria do diáconos) e acolhidos com o ósculo/abraço da Paz pelo seu Bispo, Dom Arlindo e pelos 13 deamis bispos presentes e pelos 3 diáconos presentes (1 que será ordenado sacerdote ainda este mês e 2 diáconos permanentes recém ordenados na diocese de Mindelo.

A missa prosseguiu como de costume. No fim, os agradecimentos por parte dos novos diáconos e a mensagem dos seminaristas maiores lida pelo Pe. Samuel da Costa, membro da equipa formadora do Seminário.

O presidente da conferência episcopal leu uma mensagem à assembleia, falando dos trabalhos desses dias e da alegria de partilhar a da Eucaristia com a ordenação de dois diáconos aos quais desejaram bom serviço à Igreja.

Foi mais um dia especial para a nossa Diocese que agoa conta com mais servidores consagrados inteiramente à messe do Senhor.

Depois dos familiares, centenas de pessoas foram saudar os diáconos, que estavam felizes e cansados.  Seguiu-se o almoço-convívio e pouco a pouco a assembleia se dispersava levando no coração o sentido e a beleza de uma celebração litúrgica bem preparada, animada e vivida.

Os dois diáconos Elias e o Alexandre, escolheram o lema «para mim viver é Cristo». Disseram estar dispostos para o serviço de Cristo-Servo a quem querem consagrar toda a sua vida.

PZ