Na terça-feira, dia 27 de Novembro, enquadrado nas iniciativas para se assinalar a10ª edição da  iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte”, a Comunidade de Sant´Egidio na Praia organizou uma palestra na Escola Secundaria Cesaltina Ramos, tendo como publico-alvo uma turma do 10ºano, tema “O valor da vida na cidade”.

A intenção da Comunidade é «unir todo o Mundo com o objectivo de exigir mais respeito pelo valor da vida. Conforme acertado com a Direcção da Escola, a palestra aconteceu das 15h às 16h15 e contou com a participação de 37 alunos, o professor  director da turma e a representante da Direcção. A palestra reflexão foi muito interessante, tendo o orador Dino começado por agradecer a disponibilidade da escola em acolher o evento e aos alunos pela presença. Seguidamente apresentou os amigos da comunidade Nelson e David e explicou que durante a palestra iria utilizar power point e um vídeo sobre a mensagem de não violência. Feito isto apresentou a comunidade, e o objectivo de evangelizar e ajudar os mais pobres (a solidariedade activa) as primeiras actividades e o alcançar outros países bem como as diversas batalhas para humanizar o mundo: o acordo de paz de Moçambique, o Dream, Bravo, Menza, amigos na Rua, Oração internacional pela paz e a luta contra a pena de morte.

O Dino explicou a presença da comunidade em Cabo Verde na Praia e as actividades desenvolvidas, como a escola da paz que é o serviço de amizade para as crianças em Safende, a oração semanal, promoção da paz junto a jovens, mais ainda Marchas públicas, conferências universitárias e palestras nas escolas secundárias…

Lembrou que a batalha contra a pena de morte que começou pelo interesse e conhecimento da situação concreta vivida por uma pessoa – um jovem afroamericano Dominque Green, e que despertou pela brutalidade da pena de morte e a necessidade de interver com coragem e fidelidade essa pratica humilhante.

Durante a apresentação viu-se  o vídeo  “cities for life” (versão portuguesa), que foi muito importante para explicar a iniciativa do 30 de novembro e os ganhos alcançados. No fim da palestra houve 7 intervenções com perguntas e comentários e as duas primeiras pessoas foram premiadas com o laço especial contra a pena de morte. Para terminar agradecemos a Escola e Ddirecção que mostrou abertura para mais iniciativas do tipo.

Foi um dia pela vida na cidade na Escola Secundaria Regina Silva que ficará na memória dos alunos!

Membro da Comunidade S. Egídio.

 www.santegidio.org

Deixe um comentario

Categories