Os «Círculos dos Amigos do Seminário de S. José» ou simplesmente ´Amigos do Seminário´são grupos de cristãos que, conscientes do papel do Seminário na formação de padres da nossa Diocese, promovem acções em prol do Seminário: A oração pelas vocações e colaboração material, são os dois compromissos fundamentais que vão ganhando visibilidade nalgumas paróquias.

Organização fundada em 1992 pelo Pe. José Álvaro, então reitor do Seminário, a organização continua viva e a ajudar ao Seminário com regularidade, espiritualmente e materialmente, na medida do possível. «Eu queria manifestar publicamente o reconhecimento do Seminário diocesano aos « Amigos do Seminário» que rezam e trazem alguma ajuda material, que tem ajudado nas muitas despesas que temos – diz o Pe. José Álvaro. São quase 400 contos por mês.  Essas pessoas reconhecem que a colaboração espiritual e material na formação de padres diocesanos é um dever de todos os membros da Igreja local e fazem isso com alegria e generosidade, diz o Reitor, que apela todos os católicos conscientes a serem amigos do Seminário da diocese. DOm Arlindo é muito grato e louva o apostolado que tèm feito em prol do Seminário de S. José.

O milage da multiplicação: Um escudo por dia. colaborar?

Se cada católico que trabalha der 1 (um) escudo, sim, apenas 1 (um) escudo por dia ao Seminário diocesano, certamente teríamos muito menos dificuldades na formação de novos padres, diz o Reitor, que sonha um dia ver as família a rezarem mais pelas vocações consagradas e ajudarem o Seminário enquanto «coração da Diocese».

Em nome do Seminário peço aos párocos que falem às comunidades cristãs sobre este dever para com o Seminário – diz o Pe José Álvaro que cada ano «espera ver mais intensificada a ligação entre o Seminário e as paróquias através das famílias dos seminaristas, dos ´Amigos do Seminário´ e da ida do Seminário às paróquias sempre que possível.

PZB