P. Adérito, coordenador da Pastoral universitária na Diocese de Santiago

Com o surgimento de várias das universidades e institutos de ensino superior em Cabo Verde a Diocese de Santiago viu a necessidade de criar uma pastoral que dê respostas aos estudantes do ensino superior. Esta pastoral estimula a continuação da vivência aprofundamento da fé, ao mesmo tempo que reaviva a sua dimensão celebrativa.

Assim, no ano lectivo 2011-2012 foi criada oficialmente a Pastoral Universidade, que ficou sob a coordenação do padre Adérito Rodrigues, também ele estudante universitário.

A Pastoral Universitária – PU- da Diocese de Santiago tem como objectivo ajudar e estar mais próximos dos estudantes universitários católicos mas, também dos não católicos e deste modo ajudar os praticantes a não afastarem da sua fé e trazer os não católicos ou não praticantes para umaxperiência de fé. Também acolhe e orienta estudantes universitários que vêm do interior e de outras ilhas estudar na cidade da Praia. A ideia é ajudá-los na sua integração, visto que muito tiveram de deixar a sua comunidade paroquial e grupos religiosos para prosseguirem os estudos superioresna Praia, com o risco de perder as suas raízes.

EM tempos, o coro universitário chegou a animar algumas missas da Televisão, uma forma de colaborar no apostolado liúrgico da Diocese.

“Uma das apostas é, também, no sentido de fazer a evangelização no seio da faixa populacional com formação académica superior. A Pastoral Universitária é um instrumento possível para fazer este trabalho. Mas é uma aposta a longo prazo” explica o pe. Adérito Rodrigues que está consciente de muitas limitações de te,mpo, pessoal e de recursos para essa pastoral.

O núcleo sediado na Praia conta actualmente com uma média de 30 membros fixos de entre os quais universitários de todas as universidades sitos na Praia e alguns professores do ensino superior. Uma adesão que “é de louvar”, de acordo com o coordenador.

Já a caminhar para o seu segundo ano de existência, a PU tem realizado várias actividades ao longo do ano lectivo, com destaque para a Eucaristia e bênçãos no inicio e no término do ano lectivo, assim como bênção dos finalistas nalgumas universidades, solicitado pelas mesmas. Outra actividade que faz parte da agenda anual é a realização de acampamentos nas férias do natal e do verão. Um momento que serve de troca e partilha de experiência, de conhecimento e de fortalecer a fé.

Para além dessas acções, a partir deste ano, segundo o coordenador desta pastoral, vai constar na agenda uma novidade: a introdução daquilo que chamamos de “Noite com Cristo”. Na capital realizam-se varias actividades nocturnas, como por exemplo noite de bruxas, ladies nithg etc, então nós criamos  «Noite com Cristo», que vai ser uma noite animada, alegre, onde o foco será Jesus Cristo assuntos de fé . A nossa ideia é realizar esta actividade nas vésperas dos feriados. Estamos a estudar isso ainda” explica o pe-Adérito.

No passado dia 28 de Outubro a Pastoral Universitária realizou a cerimónia eucarística para assinalar e abençoar o novo ano lectivo que começou.

Para já o Coordenador aponta que um dos principais desafios é chegar, de forma oficial a todas as universidades, deste modo, ter legitimidade para realizar nestas instituições de ensino as suas actividades e estar mais perto dos estudantes