universitários em oração

universitários em oração. A fé e a ciência devem dialogar porque são complementares.

“O que deve mover o jovem universitário cristão é a busca de uma Verdade maior, capaz de transformar a sua Vida», disse o Pe Edson Bettencourt na  Eucaristia de Abertura solene do novo ano académico que aconteceu ontem, 28 de Outubro, pelas 18h00, na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça.A celebração foi concebrada pelo Padre Vicente, que se encontra de visita a Cabo Verde no âmbito do seu trabalho nas cadeias em Luxemburgo, e quer conhecer a realidade caboverdiana.

Na missa estiveram presentes dezenas de universitários de diferentes instituições e alguns professores, além dos fiéis que habitualmente participam na eucaristia das 18h00.

A celebração foi animada pelo grupo coral da Pastoral Universitária, constituido por jovens universitários, orientada pelo Padre Adérito, ele que é também o coordenador do núcleo de pastoral universitária. Foram entoados belos cânticos, que deram muito entusiamo e alegria à celebração.

Durante a homilia o jovem padre Edson dirigiu uma atenção especial à realidade do mundo universitário lembrabdo que as universidades são espaços de busca de conhecimento, mas que o que deve orientar o jovem estudante cristão é “a busca de uma verdade maior que é capaz de transformar a sua vida”. Essa verdade é Jesus. Alertou ainda, àqueles que professam a sua fé, que não devem permitir que nada, nem nenhuma teoria, os leve a colocar Deus fora das suas vidas.

Ao referir à missão das universidades que pretendem preparar tecnicamente os cidadãos para a desenvolvimento da sociedade, o padre Edson disse que essa preparação não deve ser estreita, pois senão pode transformar as pessoas em máquinas apenas para realizarem tarefas específicas. Tem de ser uma missão que vá muito além disso, afirmou.

Antes do final da celebração houve oração e benção especial aos universitários presentes, seguida de aspersão de água benta.

Já no fim, o padre Adérito fez uma breve explicação sobre a Pastoral Universitária e lembrou algumas actividades que o Nulceo tem realizado, como retiros, campos de férias, além de um encontro por mês. Informou ainda que entre eles o principal meio de comunicação tem sido as redes sociais da internet, como o facebook. No final da celebração, na sacristia e na porta da Igreja, alguns universitários estiveram cumprimentando-se entre sorrisos, abraços e comentários sobre a iniciativa.