Aprofundar e transmitir a fé: um dos objectivos do Ano da fé

Hoje, sexta feira, dia 26, Dom Arlindo presidirá à Eucaristia de abertura solene da Escola de Formação Cristã na Igreja paroquial de Nossa Senhora da Graça, às 18:15 .

A seguir à Eucaristia o seminarista Alexandre Lopes, estagiário na Paróquia de Nossa Senhor da Graça, Praia, apresentará a sua tese de Mestrado Integrado em Teologia. Toda a paróquia está convidada para esta apresentação que terá lugar no salão paroquial às 19:30.

´É com muita alegria que vou apresentar o meu trabalho que considero de muita actualidade para a Igreja diocesana: A  Eucaristia e a Unidade da Igreja: Uma leitura exegética a partir de 1Cor 10, 14-22´. O Alexandre  entende que neste Ano da Fé, o trabalho é uma contribuição para a dimensão celebrativa da fé, pois sendo a Eucaristia o sacramento dos sacramentos, devemos deixar-nos questionar sobre a maneira como estamos a celebrar este grande mistério da nossa fé».

Habitualmente os trabalhos ficam num computador ou num pen drive, disse o Alexandre.  ´Agora abre-se uma oportunidade para também outros apresentarem o resultado da sua pesquisa teológica, algo que se enquadra bem no aspecto da revitalização da fé, que o Ano da Fé propõe. « Estou muito satisfeito por esta oportunidade de servir a Igreja que investiu na minha formação teológica», disse com serenidade e convicção este estagiário que será ordenado diácono no dia 2 de Dezembro, e é professor de Cristologia na Escola da Formação cristã.

Lembre-se que a Escola de Formação cristã teve inicio no dia 16 de Outurbro numa das salas ampliadas do Centro Paroquial da Praia e conta com trinta e tal alunos.

Para saber mais sobre a Escola de Formação cristã, escute este segmento do Programa A vinda do Senhor. Depois de falar do Ano da fé, o Coordenador da Escola, Pe. Edson Bettencourt fala das disciplinas, da missão da Escola e deixa um apelo aos alunos. Ouça.

NTOTÍCIAS – INFORMAÇÕES (Confira a entreevista sobre a Escola de formação cristã)

3 Responses to “Eucaristia e apresentação de uma tese de Mestrado em Teologia marca hoje a abertura solene da Escola de Formação cristã”

• Diácono Benedito Lima:

Gostaria muito de felicitar o orador. Pena que não consigo participar nesse ato!

• Maria das Dores Morais:

Parabéns à Diocese de Santiago por esta iniciativa.
    Desejo que a escola dê muitos frutos e frutos saborosos. Neste Ano da Fé que começou no passado dia 11 e quase coincidindo com a abertura do primeiro ano da escola, penso que é uma feliz coincidência e para Deus nada acontece por ocaso.Desejo a todos, formandos, formadores e responsáveis, os maiores sucessos. “O conhecimento dos conteúdos da fé é essencial para se dar o próprio assentimento, isto é, para aderir plenamente com a inteligência e a vontade a quanto é proposto pela Igreja” (PF, 10).
    Maria das Dores Morais

• Maria das Dores Morais:

Parabéns à Diocese de Santiago por esta iniciativa.”O conhecimento dos conteúdos da fé é essencial para se dar o próprio assentimento, isto é, para aderir plenamente com a inteligência e a vontade a quanto é proposto pela Igreja” (PF 10).
    Aos formandos, formadores e responsáveis desejo os maiores sucessos em Cristo Jesus.
    Maria das Dores Morais