“Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes” » (cf. Cl 2, 12).

Papa envia mensagem para a Quaresma de 2011

– A Quaresma é uma oportunidade única para redescobrir o sentido e o valor do Batismo, segundo recordou o Papa Bento XVI em sua Mensagem para a Quaresma de 2011, divulgada hoje pela Santa Sé.

No texto, com o tema “Sepultados com Ele no batismo, foi também com Ele que ressuscitastes” (Col 2,12), o Pontífice nos convida a viver a Quaresma como um “caminho de purificação no espírito, para haurir com mais abundância do Mistério da redenção a vida nova em Cristo Senhor”.

Para que haja bons sacerdotes é preciso formar bons seminaristas

Conclusões do curso sobre a formação espiritual nos seminários

– Como obter resultados positivos na formação espiritual dos seminaristas? Como fazer para que os candidatos ao sacerdócio tenham maior clareza vocacional? O subjetivismo e a secularização representam um desafio para as novas gerações de sacerdotes?

Estas e outras questões foram discutidas durante a semana de estudo La formazione spirituale personale nei seminari  (A formação espiritual pessoal nos seminários), realizada de 7 a 11 de fevereiro, no centro de formação sacerdotal da Pontifícia Universidade da Santa Cruz, em Roma.

Aumenta número de seminaristas no mundo, diminui o de religiosas

Católicos aumentam 15 milhões de fiéis de 2008-2009 (= 1,3%)

– Aumenta o número de batizados no mundo (cerca da metade dos católicos vive no continente americano), assim como o de sacerdotes e seminaristas, enquanto se registra uma ligeira diminuição no número de religiosas.

Esta é a informação geral oferecida pelo Anuário Pontifício 2011, apresentado no último sábado a Bento XVI pelo cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado vaticano, e pelo arcebispo Fernando Filoni, substituto da Secretaria de Estado para Assuntos Gerais.

As estatísticas de 2009 oferecem uma visão sintética das principais dinâmicas da Igreja Católica nas 2.956 circunscrições eclesiásticas do mundo,

Mensagem do Papa para o 48º Dia Mundial das Vocações

Sobre o tema “Propor as vocações na Igreja local”

CIDADE DO VATICANO, quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

– Apresentamos na secção download a mensagem do Papa Bento XVI para o 48º Dia Mundial das Vocações, que será comemorado no dia 15 de maio, 4º domingo da Páscoa.

Clique aqui para ver/download a mensagem!

FONTE de todas estas noticias: ZENIT.org