Dom Arlindo e padres - Reciclagem sobre a Doutrina Social da Igreja

Trabalho de Grupo

O segundo dia de trabalhos, os padres reunidos para o programa de formação e reciclagem sobre a pastoral social foi preenchido com estudo, trabalho de grupos e plenária. De manha o Padre Erny fez a apresentação das grandes linhas da Encíclica Deus Caritas Est (Deus é Amor) do Papa Bento XVI. Este documento foi analisado como desafio e um convite de renovação para toda a Igreja. A grande perspectiva ‘e a do AMOR enquanto fonte do Belo e do Bem. A partir desta mensagem esclarecedora do Sumo Pontífice se passou à análise da situação social e pastoral para se decidir sobre o modelo de Caritas e os Programas que podem dar respostas à situação das comunidades e dos grupos mais vulneráveis de Cabo Verde.

Foram constituídos quatro grupos de trabalho com a incumbencia de analisar um aspecto da problemática social em Cabo Verde. Foram escolhidas 4 temas: a problemática da desintegração da família, o desemprego dos jovens, a pobreza e habitação e o alcoolismo. Cada grupo devia encontrar uma solucao: como deve a Igreja enfrentar estes desafios num país que passou ao estatuto de país de desenvolvimento médio? Durante uma hora fez-se uma saudável discussão sobre como podem a Caritas e as paróquias dar respostas a estes problemas? Apresentaremos depois uma síntese das propostas para se ir solucionando os problemas mais urgentes. Salientou-se que ‘e preciso sermps realistas e planificarmos as actividades, conscientes de que nao se pode resolver tudo de uma vez.

Depois da plenária, os formadores orientaram o estudo de mais uma grande encíclica do Papa Bento XVI  Caritas in veritate (Caridade na verdade) com  objectivo de entender a Missão e Organização da Caritas, à luz dessa Enciclica.

O Sr. Patrick, teólogo de apoio a esta formação social, dinamizou uma outra sessão de Leitura da Bíblia para rever as nossas ambições, os nossos limites e nossa missão à luz da Sagrada Escritura.

A formação termina amanhã, dia 24.