O Conselho Pontifício para os Leigos divulgou nesta quarta-feira, o programa do Congresso Panafricano dos Leigos Católicos a ter lugar em Yaoundé, nos Camarões de 4 a 9 de Setembro próximo sob o tema: “Ser testemunhos de Jesus Cristo na África de hoje: sal da terra, luz do mundo”

Depois de saudações da autoridades eclesiais e civis da Igreja local, o encontro será formalmente aberto no dia 5 pelo Cardeal Estanislau Rilk, Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos. Seguirão nesse mesmo dia duas conferências: uma sobre “As Dimensões sociais, económicas, culturais e geo-politicas da África hoje” proferida por Marie Thérése Mengue Mengue; e “Jesus Cristo em solo africano: prioridades, problemas e desafios para a Igreja em África”, conferência a cargo de D. Barthélemy Adoukounou, Secretário do Conselho Pontifício para a Cultura. Ainda na tarde do dia 5 serão apresentados experiencias, testemunhos e reflexões acerca das prioridades e problemas de evangelização através das diversas regiões do continente. Serão protagonistas nesta parte do encontro, Kuassi Valentin Dambo (da Costa do Marfim); D. Tarcisio Ziyaye, do Malawi; D. Luís Portella, do Congo; Crispin Bakadisula, da Rep. Democrática do Congo; e Apolónio Alberto António, de Angola.

Seguindo o esquema de conferências, debates e painéis, também o dia 6 contará com duas conferências na parte da manhã: “A vocação e missão dos leigos às orientações da Exortação Pós-Sinodal Chiristifideles Laici”, por D. Joseph Clemens; e “Educação e preparação dos Leigos em África desde a iniciação cristã à plena maturidade”, conferência a cargo do Cardeal Robert Sarah.
A parte da tarde será marcada por um painel sobre educação e formação cristã em África com vários intervenientes. Seguirá ainda, nessa mesma tarde, uma conferência sobre “Jovens: um presente de Deus e fonte de esperança para a Igreja em África”, por Eugéne Tcheugoué.

Os trabalhos do dia 7 serão abertos com uma conferência sobre “Os Leigos da África na Igreja, Família de Deus: sacramento de comunhão e reconciliação”, por D. Jean Mbarga: Seguirá um painel intitulado “Católicos Leigos: parceiros na construção e reconciliação” com a intervenção de vários leigos. Ainda na parte da manhã haverá uma outra conferência proferida por Agné Avognon Adjaho sobre “A apreciação do papel da mulher africana na construção da comunidade e sociedade crista”. Depois, Dom Miguel Delgado Galindo falará na parte da tarde das “Associações, movimentos e novas comunidades católicas”, seguido de dois painéis; um sobre “associações católicas” e outrossobre “os movimentos eclesiais e novas comunidades”.

No sábado dia 8, logo de manhã o cardeal Peter Turkson falará do tema “Leigos africanos. Sal da terra e luz de um novo mundo na óptica da Exortação Apostólica “Africae Munus”. Depois será a vez de Margarite Peeters falar da “África perante a globalização: deveres do cristão”; seguirá o painel “Respostas dos leigos aos desafios da África hoje” com a intervenção de vários leigos. Finalmente as conclusões do Congresso pelo Presidente do Conselho Pontifício para os Leigos e palavras do arcebispo de Yaoundé, observações das autoridades locais presentes e a mensagem conclusiva. No domingo 9 missa de encerramento na Basílica de Mvolye.

Deixe um comentario

Categories