Encontro dos seminaristas em Portugal

Seminaristas e Dom Arlindo

Teve início hoje no Seminário  São José, Praia, o tradicional encontro dos seminaristas maiores e menores da Diocese de Santiago Cabo Verde. É sempre bom ter uma oportunidade para nos encontrarmos uns com os outros, partilhar as nossas experiencias, sacrificios e alegrias de mais um ano de formação académica e espiritual. Estes são os objectivos mais importantes do encontro onde o convívio é muito intenso, diz o António, seminarista que vai apra o segundo ano do curso teológico.

Hoje haverá um encontro com Dom Arlindo que deverá partilhar a situação da diocese e os desafios pastorais a enfrentar, bem como deixar uma mensagem de um Pastor que precisa de muitos padres na sua diocese. Os seminaristas vão dialogar sobre a vivência nos diversos seminários.

No encontro desde ano está prevista a tradicional visita a uma instituição e será a vez da Aldeia infantil SOS na localidade de Rebeirão Chiqueiro para partilharem a sua experiência mas também conhecer o funcionamento das Aldeias e sua missão social.

O reitor do Seminário, Pe. Zé Álvaro,vê este encontro como uma excelente oportunidade de crescimento a nível humano e vocacional.  « Os rapazes fazem questão de passar juntos estes dias durante as férias. Vemos isso como algo que tem dado bom resultado na caminhada vocacional seja dos mais novos, seja dos que já estão em Portugal pois intensificam a amizade, rezam e convivem intensamente num espírito aberto e muito positivo», diz . Dom Arlindo vê com bons olhos este encontro que é uma espécie de ensaio para um futuro presbitério cada vez mais unido e pastoralmente fecundo.

Uma nota importante é que a partir deste ano os seminaristas já não irão para Coimbra. Os que lá estudaram o 1º ano vão para os Seminários do Patriarcado de Lisboa. O Seminário de Coimbra e o Instituto teológico fecharam por falta de alunos, o que determina o fim de um ciclo de formação em Coimbra por onde passou a maior parte dos padres diocesanos da diocese de Santiago, incluindo o actual Bispo, Dom Arlindo Furtado.

O encontro termina no Domingo, dia 6, no Tarrafal onde o seminarista Francisco Sanches vai ser instituído no ministério de Leitor durante a eucaristia das 10 horas, presidida pelo bispo diocesano.