Os jovens são IGREJA VIVA

Participante na Jornada Diocesana da Juventude 2010 – ILHA DO FOGO

O que se segue é um excerto de uma nota da Equipa da Verbum Dei que dinamiza a Formação juvenil sobre a LIDERANÇA. A cidade de S. Filipe acolheu a primeira fase dessa Formação, que decorre na Casa Materna até o dia 3 de Agosto.

«Cada um de nós pode deixar a sua marca, fazer um caminho original, abrir portas, novos rumos. Na medida em que nos tornamos conscientes da dimensão do Amor de Deus por nós, tanto mais nos sentimos capacitados para trilhar esse caminho com Jesus e transbordar Amor para os outros. Podemos dizer que o Amor tem três dimensões: altura, largura e profundidade

Na largura do nosso amor, são três as linhas que nos inspiram, e serão essas as linhas mestras da nossa presença no meio de vós – diz a Equipa de Formação em Liderança Juvenil.

Como deixar que o Espírito de Jesus nos conduza e atue em nós, para que outros se possam encontrar com Ele; como colaborar com Ele, de modo a que cada encontro com Jesus leve à descoberta e aprofundamento de fé; como fazer com que outros possam ter essa mesma experiência de encontro com Jesus.

A profundidade do amor encontra-se na vida de intimidade com Jesus, nascendo do caminho que cada um de nós pode fazer com ele, desde o íntimo do nosso ser. A relação com Ele através do diálogo será sempre uma prioridade, e é essa relação que faz com que mudemos constantemente de atitudes e de conduta, permitindo-nos ganhar luz e entusiasmo, e fazendo com que sejamos sementes de comunidades capazes de viverem aquilo que se pretende criar nos outros. A partir dessa relação de amizade capacitamo-nos para realizar a nossa missão desde o nosso interior. Apostar na oração pessoal e com a palavra é apostar na proximidade e no essencial do que é ser discípulos de Jesus.

Por fim, a altura consiste na qualidade que cada um gostaria de dar àquilo que vive. A intensidade e a dedicação. Tem essencialmente a ver com as escolhas que fazemos e as prioridades que temos no nosso dia-a-dia.

SESSÕES NA IHA DE SANTIAGO:

1ª SESSÃO: Picos, de 6 a 10 de Agosto, para os jovens com idade compreendida entre 15 a 18 anos.

2ª SESSÃO: Praia, de 13 a 17 de Agosto, para os jovens com idade a partir dos 19 anos

3ª SESSÃO: Tarrafal, de 20 a 24 de Agosto, para os jovens a partir dos 19 anos

ESCUTE: Juventude é força (Padre Ze Borja) (CD Luz e paz /2012