os jovens cabo-verdianos participam na Jornada mundial da Juventude em Espanha

Vai ter início hoje, dia 30, na Paróquia de Nossa Senhor ada Conceição, S. Filipe, Ilha do Fogo, o início daquilo que o Secretariado da Juventude chamou de MEGA FORMAÇÃO de jovens na Diocese de Santiago sobre a temática da liderança. A Formação foi distribuída em quatro lugares: S. Filipe (Fogo), Praia, Picos e Tarrafal (Ilha de Santiago), conforme faixas etárias (ver quadro abaixo) e vai até finais de Agosto.  É uma intensa aposta nos jovens.

Cada dia contamos dar uma visao geral dos trabalhos da jornada e detalhes sobre essa Formação que se insere na dinâmica da nova evangelização que a diocese deseja promover nas comunidades.

A Equipa da Comunidade Verbum Dei é composta por três membros – o Pe. Félix, e os jovens Rui e Mariza . Estão desde o passado dia 27 na Praia, e hospedados no Seminário de S. José, onde começaram a ter uma ideia do nosso país real e da realidade da Igreja. Elas salientam o facto de a sua presença em Cabo Verde dever-se « em primeiro lugar, ao convite de D. Arlindo» e dizem que «foi com muita alegria e entusiasmo» que acolheram este desafio.

Ontem, Domingo, participaram nas celebrações da Eucaristia para terem uma ideia de como se vive o Domingo nas comunidades. Pelo que partilharam da experiência, gostarem de ter ido às comunidades de S. Filipe (paróquia de S. Filipe) e de Tira-Chapéu (Paróquia de Nossa Senhora do Socorro). O Pe. Félix, que esteve na Capela de S. José (Tira Chapéu),  fez a homilia, tendo contagiado a assembleia com o seu sorriso e sua forma simples de comunicar, especialmente dialogando com as crianças sobre o Evangelho. Foi  uma boa surpresa porque a comunidade, na ausência do Pároco,  ia ter celebração da Palavra.

OBJECTIVOS DA FORMAÇÃO

Os animadores desta missão com os jovens, dizem que o objectivo «será partilhar a forma como respondemos ao chamamento que Jesus nos faz a sermos Seus discípulos». Desejam que esta partilha «seja estímulo para os animadores dos jovens na diocese de Santiago» e acreditam que para eles será «um momento de contágio de fé».

Os jovens representaram extractos da mensagem do Papa

TEMA DE FUNDO / CONTEÚDOA equipa Verbum Dei revela que « Na medida em que nos tornamos conscientes da dimensão do Amor de Deus por nós, tanto mais nos sentimos capacitados para trilhar esse caminho com Jesus e transbordar Amor para os outros. Podemos dizer que o Amor tem três dimensões: altura, largura e profundidade». Estas dimensões serão partilhadas e aprofundados na formação para a Liderança.

O ESTILO DA FORMAÇÃO

A equipa reconhece que «uma formação teórica pode ser aborrecida», mas querem adoptar uma forma prática e concreta e «proporcionar aos participantes desta formação uma experiência interior que aumente nos seus corações o desejo de contagiar a fé a outros, de modo a que outros possam conhecer Jesus e desfrutar da Sua amizade. Acima de tudo, desejam que «cada participante possa fortalecer-se para iniciar/continuar a sua caminhada com Jesus». «Na medida em que nos tornamos conscientes da dimensão do Amor de Deus por nós, tanto mais nos sentimos capacitados para trilhar esse caminho com Jesus e transbordar Amor para os outros», dizem os animadores da formação de jovens líderes.

CONHEÇA A COMUNIDADE VERBUM DEI

Nas palavras da equipa que vai animar a formação, «A Verbum Dei é uma comunidade missionária que se entrega ao chamamento de Jesus “Ide e fazei que todos os povos sejam meus discípulos” e “ensinai tudo quanto Eu vos disse”. Já lá vão alguns anos a tentar concretizar este chamamento. O convite que Jesus fez aos seus discípulos é também o convite que nos faz a nós, hoje, em pleno século XXI. Por isso, sentimo-nos chamados a sermos nós próprios seguidores e amigos de Jesus, e é nosso desejo fazer lançar este convite de Jesus a outros, para que também eles sejam seguidores e amigos de Jesus, e possam abraçar esta mesma missão. Acreditamos que todo o cristão deve ser missionário, pois um missionário é aquele que recebeu a graça de conhecer Jesus e sente o desejo de O dar a conhecer aos mais próximos

COMUNIDADE VERBUM DEI E CABO VERDE
De referir que nos últimos 2 anos os retiros do padres diocesanos e a reciclagem teológica e pastoral foram animados por sacerdotes da Comunidade Verbum Dei que deixaram marcas positivas da sua espiritulidade.

Uma vez que a aposta da Nova Evangelização que a Diocese de Santiago lançou desde 2009 é um longo processo e envolve a todos, é de esperar que os jovens líderes iniciem ou continuem a missão e sejam novos evangelizadores nas suas comunidades com novo método e entusiasmo renovado.

PZB, a partir da nota enviada ao Secretariado Diocesano da juventude