SER FIEL DEPENDE DA TUA VONTADE

Religiosas com Dom Paulino, Bispo emérito da Diocese de Santiago

Do lugar onde me encontro, contemplo a Assembleia da Eucaristia de hoje, 13 de Fevereiro. Sim, nota-se a diferença entre uma Eucaristia de todos os domingos e a de hoje: a presença de tantos consagrados. A nossa Paróquia, Nossa Senhora do Socorro, é a anfitriã da celebração do dia dos consagrados deste ano, que acontece não no dia 2, mas neste VI Dom. do Tempo Comum, dia 13 de Fevereiro. Apesar disso, toda a liturgia fala de nós e para nós: “…ser fiel depende da tua vontade.” (Sir 15,15) “A vossa linguagem deve ser: ‘Sim, sim; não, não’.” (Mt 5,37) O Bispo Dom Paulino Évora fala como religioso, realçando o Evangelho que nos aponta linhas de acção concretas para o nosso modo de proceder. Os cânticos criam o ambiente propício para a contemplação e acção de graças a Deus pela nossa consagração, pela vida que somos nesta Diocese de Santiago e na Igreja de Cabo Verde. Esta vida e dinamismo, essa unidade na diversidade é evidenciada após a comunhão com a apresentação das Congregações e Institutos de consagrados religiosos e leigos e dos seus carismas e actividades. Chegado o final da Eucaristia, pode-se sentir a alegria das pessoas que vêm ao nosso encontro e agradecem a nossa presença, a nossa entrega, e exprimem admiração, dão-nos força. Finalmente o Dom Arlindo Furtado consegue chegar. Reunimo-nos todos para estar com ele e ouvi-lo durante alguns momentos fazendo o ponto da situação das duas Dioceses de Cabo Verde, falando de assuntos concretos mas também expressando gratidão pela nossa presença como rosto de Cristo entre a nossa gente. Gravo no coração e na mente o seu desejo sincero de que haja uma comunidade consagrada por cada bairro desta cidade como sinal da presença de Deus entre o Seu povo. Um desafio a cada um de nós, a sermos cada vez mais autênticos no nosso testemunho e na nossa acção. Hora do almoço/convívio! A refeição é o momento familiar e este nosso almoço conserva este espírito. Todos contribuem com o seu serviço, com a sua alegria, o seu dinamismo, cada colocando a render os seus dons na culinária, na animação, na organização… Nós, as Congregações desta Paróquia, fazemos um acolhimento caloroso a todos, mas o Pároco, Padre Constantina e os jovens daqui não nos ficam atrás. Reservam-nos uma surpresa: no Salão, dramatizam os Mistérios da Luz. A alegria e descontracção, mas ao mesmo tempo, seriedade de quem sabe que reza, marcam a actuação deles. E eles conseguem captar a atenção da plateia, elevando-a com eles em oração, do princípio ao fim. E é assim que termina mais uma página da nossa vida e que marca o início de outra que começaremos com maior vigor, entusiasmo. Afinal, para o próximo ano há mais, e quem não gostaria de ganhar o “presente” de “um bom consagrado” 2011/2012?

Irmã Otelma Borges, rad

PS: Publicamos esta partilha sem alterar nada para se poder captar a sensibilidade de quem a escreveu. Que haja mais participação.