A Pastoral familiar é prioridade em Cabo Verde

A pastoral familiar é uma prioridade em Cabo Verde

Diocese de Santiago prepara Manual “Educação para o Amor”

Neste momento a Diocese está a elaborar um Manual para a Família, intitulado “ Educação para o Amor”. O livro está a ser preparado pelo Secretariado Diocesano da Família (SDF) e aborda vários temas relacionados intimamente com a vida da Família, designadamente: a fecundidade, relação inter-pessoal, paternidade responsável, a família e a Sociedade, entre outras temáticas. “Trata-se de um documento de suporte e de orientação para os jovens e famílias, acrescenta Filomena Moreira, coordenadora do SDF.

Prevê-se que o Manual “Educação Para o Amor” esteja pronto em Outubro de 2012, altura em que os Secretariado diocesano da família e da Juventude tem programado várias actividades para a divulgação e implementação deste documento complexo e importante. Segundo Dom Arlindo Furtado este Manual vai ser um importante instrumento e que vai “contribuir para a consolidação e estabilização, dos nossos casais, das nossas famílias mas também, ajudar os jovens que estão a preparar-se para construir uma família mais sólida e mais capaz para construir a felicidade das pessoas”.

Maio, mês da família: balanço das actividades

O mês do Maio é dedicado às famílias. Na Diocese de Santiago este mês não passou em branco. Várias actividades foram realizadas para celebrar o mês de família, com várias iniciativas das paróquias, mas também do SDF.

Na Paróquia de São Filipe Apóstolos teve uma semana dedicada a família. O SDF também promoveu várias iniciativas desde a celebração de uma eucaristia que teve lugar no dia 15 de Maio, dia Internacional da Família, como outras actividades agendadas neste mês.

De 30 de Maio a 03 de Junho de 2012, uma delegação composta por 36 pessoas de várias paróquias representam a Diocese de Santiago no VII Encontro Mundial de Família a ter lugar em Milão, Itália.

Para fechar o mês de Família em grande está programado para o dia 31 Maio uma vigília de Oração, seguida de eucaristia. A actividade tem início as 18 horas a partir da Rua Pedonal – Plateau – rumo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça. Uma iniciativa que vai reunir famílias de todas as paróquias da Cidade da Praia em oração e louvou em nome de todas as famílias.