A Paróquia de Nossa Senhora da Luz, na ilha de Santiago prepara-se para celebrar a festa de Nossa Senhora de Fátima, a Santa padroeira da comunidade de Milho Branco, no próximo Domingo, 13 de Maio. Este ano os paroquianos tem mais um motivo para celebrar, é que a Paróquia vai inaugurar a nova Igreja Nossa Senhora de Fátima, uma infra-estrutura construída de raiz e que vai trazer uma maior dinâmica à comunidade.

“A grande mais-valia desta nova Igreja, recém-construída, é poder celebrar a nossas cerimónias paroquiais com mais dignidade, com mais respeito e, sobretudo, vai nos ajudar a crescer mais na fé. Esta igreja foi construída a pensar nas pessoas, para responder às necessidades espirituais das pessoas” remata o paroco, pe Fernando Ferro.

Uma conquista que já começa a ser celebrada na paróquia. Mas a comemoração não se restringe somente aos paroquianos de Nossa Senhora da Luz. No Domingo, 06 de Maio de 2012, a convite do pároco local, a Igreja de Milho Branco juntou grupos corais de 11 paróquias da ilha de Santiago, (só não puderam participar Santa Catarina, São Lourenço do Orgãos e Santo Amaro Abade) para juntos e, através de canção, celebrar em nome de Nossa Senhora de Fátima. Um gesto que o padre Fernando Ferro diz que é uma forma de todos “sentirem-se mais diocese, mais paróquias”.

PE Fernando, Pároco

Iniciativa inédita

A iniciativa inédita  proporcionou uma tarde dinâmica e alegra que agradou quem teve a oportunidade de participar e, muitos já pedem a repetição deste evento.

“Foi uma actividade que proporcionou um bom convívio entre os grupos corais, houve muita partilha, onde cada um deu seu contributo através do canto. Foi um gesto extraordinário e um momento que me levou a reflectir que é muito fácil juntar grupos para um trabalho em conjunto”, conta o pároco da paróquia de Nossa Senhora Socorro, Constantina Bento, em representação do grupo coral da sua freguesia.

Desde o dia 13 de Abril está decorrer uma peregrinação de Nossa Senhora de Fátima a todos os lugares da paróquia. Uma iniciativa que vai ter o ponto alto dentro de alguns dias com a chegada da imagem de Nossa Senhora à Igreja, onde vai ser realizada “uma novena mais intensa de oração e de renovação espiritual para esta paróquia,” como conta o pároco.

Ontem, também o pároco lançou o livro “Uma Paróquia Viva”, uma obra que relata toda a dinâmica e trabalhos implementados na paróquia nos últimos anos e que foi elaborada pelo padre Fernando em colaboração com uma equipa constituída por alguns paroquianos.

“Uma Paróquia Viva”, de acordo com o pároco, conta a história da paróquia de Nossa Senhora da Luz e, também, da Diocese de Santiago de Cabo Verde e teve como objectivo compilar a história passada e o presente e projectar o caminho futuro. O livro foi apresentado pelo Bispo da Diocese de Santiago, Dom Arlindo Furtado, que enalteceu a conquista do padre e da sua comunidade paroquial.

“O pe Fernando é muito dinâmico, ele conseguiu envolver toda a família paroquial como uma autêntica família e, juntos com esforço, determinação e ajuda de Deus e dos amigos têm feito um trabalho extraordinário. Um trabalho pastoral, de mobilização humana comunitária e também de construção de infra-estruturas para o serviço pastoral e social”.

Recorda-se que no próximo Sábado, 12 de Maio, a Paróquia de Nossa Senhora da Luz vai inaugurar a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, numa cerimónia a ser presidida pelo Bispo Dom Arlindo Furtado. No domingo 13, a comunidade vai comemorar a festa da santa padroeira, Nossa Senhora de Fátima. E a missa vai ser celebrada pelo padre José Mário Gonçalves, um filho desta paróquia, que actualmente trabalha na Diocese de Mindelo.

DS

6 Responses to “Paróquia Nossa Senhora da Luz prepara inauguração da Igreja N. Sra de Fátima com encontro de grupo corais”

• Ausenda Borges:

Por favor, gostaria de saber o horário da cerimónia de inauguração da Igreja de Milho Branco.

• forti staba sabi!!!!!!! kela é tudu paróquia cubiça.Nha admiraçon foi trabadju di padre Fernando, pamodi tem poku tempo ki é sta na santiago em comparaçon ku kes otus colegas di orgãos ou Santa cruz. Kes quadros di via sacra fetu li na tera li bonito di ++++++++.
    Pa Nhor Dés abençoa Sr Padre Fernando ku tudu ses paroquianos

• Ir. Orlanda:

Mais uma vez,Parabéns Padre Fernando pelo tao grande e maravilhoso trabalho!!!
    Tu és um missionário criativo, dinâmico e cheio de talentos… um pastor atento a todas as necessidades das ovelhas. Que Deus te dê forças para continuar e que os teus paroquianos sejam cada vez mais fortes na fé e colaborem cada vez mais activamente na construçao da Igreja – Pedras Vivas. Bem-haja também pela brilhante ideia de um festival diocesano, uma verdadeira assembleia festiva dos grupos corais de todas as paróquias da Ilha!
    Deus seja louvado, meu irmao!!!
    Saudaçoes a toda essa gente com quem trabalhei e da qual tenho saudades.

Ir. Orlanda (Canadá)

• Evanildo Reis:

É com grande alegria que acompanho o crescimento da paroquia que me viu a ser baptizado.Este é um momento ímpar, a inauguração de uma igreja, que Deus abençoe à todos aqueles que estiveram ligados na construção desta igreja, duma forma directa ou indirecta.
    Bem haja, e Nossa Senhora de Fátima interceda por todos na edificação de um Igreja onde todos nós cresçamos a imagem do Seu Filho, o Bom Pastor

• danielson:

hoje faz un semana que minha avo ana maria faleceu que descasa em paz com todo amor Danielson gomes silvestre

• Maria:

Parabéns !