Um bom livro é um bom amigo

A Associação dos Professores Católicos de Cabo Verde (APC), realizará pela ocasião do seu 17º aniversário, no próximo sábado, 19 de Fevereiro, um fórum sob o tema “Unidos na luta contra o HIV/SIDA”.

A escolha deste tema prende-se ao facto da APC querer dar o seu contributo no combate à propagação desta doença na faixa etária considerada mais vulnerável, (adolescentes e jovens), adianta a organização.

Este fórum deverá ter lugar no Centro Paroquial Nossa Senhora da Graça, na Praia, e tem como o principal objectivo “promover a troca de experiências e conhecimentos no seio dos participantes com o intuito de melhorar e reforçar as estratégias e mecanismos de combate e prevenção do HIV/SIDA com base na consciencialização e responsabilidade de cada ser humano”, lê-se na nota de divulgação que chegou à Diocese.

De acordo com os organizadores, este encontro está alargado a150 pessoas entre membros de Associação dos Professores Católicos, coordenadores da disciplina de Formação Pessoal e Social (FPS) dos liceus de Santiago, comunidade educativa e comunidade cristã de Santiago. Mas também está aberto a outros convidados implicados directa ou indirectamente na problemática do HIV/Sida em Cabo Verde, acrescenta.

Segundo a mesma nota, o fórum, que decorre durante todo o dia, deverá abranger três painéis de trabalho, onde se irão discutir nomeadamente “o papel das religiões no combate ao HIV/SIDA”, “a educação sexual nas escolas: práticas constrangimentos e desafios” e por último “a participação das igrejas na educação sexual das crianças e jovens”.

Uma das metas estabelecidas para este encontro é a de “criar bases para um melhor enquadramento das igrejas no Plano Nacional de Luta contra o HIV/SIDA”- refere a nota da APC.

A APC é uma organização não governamental, de carácter religioso e sem fins lucrativos, que se inspira nos princípios doutrinários da Igreja Católica e, em particular nos objectivos e directrizes traçados pelas Dioceses de Cabo Verde. Está presente no arquipélago vai para  17anos e vem realizando muitas actividades de carácter civico-religiosos.

AJL

Jornalista

4 Responses to “Associação de Professores Católicos celebra o 17º aniversário”