Paroquianos no fim da Missa do Dia do Natal do Senhor

Um exemplo do dinamismo dos fiéis-leigos na Igreja

A paróquia de São Filipe, Apóstolo, criada em 2009, é mais uma realidade eclesial que pode ser conhecida através deste site. Os dados fornecidos por um membro da Comunidade paroquial dão conta de um dinamismo digno de nota pois a paróquia está sem pároco há muito tempo.  Quem visitar o link Paroquias/Paróquia de S. Filipe Apóstolo pode ver que a comunidade está se organizada e realiza todas as actividades fundamentais da evangelização num bom  ritmo.

O senhor Bispo tem assegurado a assistência pastoral, incluindo missa nos dias de semana. Alguns padres de vez em quando também apoiam na celebração das missas e das confissões.

É digno de nota que há algumas semanas fez a Festa da Palavra e Dom Arlindo confirmou na fé dezenas de paroquianos, jovens e adultos. A catequese, a liturgia e os movimentos fazem normalmente, a sua caminhada de fé.

O responsável, Sr. Bebiano, tem consciência das limitações de uma comunidade sem a presença e animação de um pároco, mas o que se tem feito na paróquia de S. Filipe revela de modo claro que a Igreja é uma comunidade de baptizados onde cada um desempenha o seu papel: Sacerdotes, religiosos e leigos. Esta paróquia tem testemunhado que a Igreja é forte não só quando tem padres, mas também quando tem fiéis leigos conscientes da sua missão de ser “sal da terra e luz do mundo”, e colaboram quando necessário da organização da comunidade pra melhor servir.

O sacerdote tem uma missão funadamental na Igreja, mas a Igreja não se reduz a padres e Bispos. É essencialmente uma realidade de comunhão do Povo de Deus a serviço do Reino de Deus. A comunidade de S. Filipe está dando testemunho disso.

Exemplo da vitalidade da paróquia é o facto de em Dezembro passado terem sido baptizadas cerca de uma centena de crianças que também fizeram a sua 1ª Comunhão, numa cerimónia presidida por dom Arlindo, que tem feito as vezes de pároco.  Foi Dom Arlindo que presidiu à Missa da noite de Natal, o que trouxe conforto e grande alegria aos paroquianos.

A paróquia de São Filipe Apóstolo, situada a norte da Praia, embora criada há pouco mais de um ano, é uma das mais antigas comunidade desta cidade. Porém, há cerca de um ano que está sem o pároco, padre Sanches, que por motivos de saúde, se encontra fora do país em tratamento. Desde essa altura, a comunidade tem sido conduzida pelo conselho da comunidade que também recebe apoio de alguns padres que trabalham na Praia, consoante disponibilidade de cada um.

Visite o link Paroquias/Ilha de Santiago/Paroquia de Sao Filipe, Apóstolo.

(PZAB)

One Response to “Paróquia de São Filipe, Apóstolo”

• Bruno Varela:

Já vi que a minha paróquia tem estado a trabalhar muito bem. E com isso testemunham que a Igreja não pode depender só do pároco.

KU KRISTU KA TEN TADJU