Dom Arlindo durante um encontro com o secretariado da pastoral familiar

Dom Arlindo Furtado, Bispo da Diocese de Santiago, será hoje, dia 29, o orador que vai concluir ciclo das conferências quaresmais da paróquia de Nossa Senhora da Graça.

Dom Arlindo disse que vai abordar o tema dos valores,« essencialmente em dois sentidos compelmentares: os valores que estruturam a pessoa e para a organização da vida, e os que dão sabor, cor e calor à relação entre as pessoas baseada no Amor». Ele vai também desenvolver a relação dos valores com Deus pois «é a partir da nossa relação vertical com Deus, fonte de todo o amor, que podemos  assumir o valor exacto da nossa relação com os outros».

A Educação para o amor na linha dos valores que a Igreja defende é assunto da mais alta actualidade para as dioceses de Cabo Verde que se voltam para a familia como a grande prioridade pastoral.

Na diocese de santiago, esta opção está resumida no lema: Família, escola de vida, de amor e de fé. Na diocese de Mindelo o acento  lema vai para a dimensão missionária da família.

O empenho de evangelizar a família insere-se no compromisso global da Aposta na Nova evangelização, que tem sido a motivação da Igreja em Cabo Verde. Basta ver a realidade da fragilidade da familia em Cabo verde para se entender esta aposta dirigida à consolidação e estabilidade das relações familiares.

Uma média de 600 pessoas tem participado nas conferências quaresmais que já ganharam lugar ao sol na cidade no tempo da quaresma que este ano escolheu como tema a paz, num período em que Cabo Verde enfrenta a grande batalha da Paz para vencer as ondas da violência que ganharam intensidade nunca dantes vista nas ilhas.

A vivência dos valores humanos abertos a Deus é um caminho essencial para se vencer a batalha da PAZ.