O Santo Padre Benti XVI nomeou no passado dia 25 de Janeiro, o Padre Paul-Abel Mamba para  Bispo de Ziguinchor (Senegal). Esta diocese, que faz parte da Conferência Episcopal, de que Cabo Verde é membro, encontrava-se sem bispo já há algum tempo.

Situación de SenegalSenegal na Costa africana

BIOGRAFIA DO PADRE PAUL

O Rev.do Paul Abel Mamba nasceu a 5  de Dezembro de 1960 em Casamence, diocese de Ziguinchor. Estudou no Seminario menor de Saint Louis de Ziguinchor, e depois no Seminário médio e a seguir no seminario maior nacional Libermann de Sebikhotane, em Dakar. Foi ordenado padre em 1988. Ele foi ecónomo, reitor do seminário menor, sacerdote fidei donum na diocese de Tambacounda (Senegal) onde também foi ecónomo da Cáritas e da Diocese. Fez estudos de gestão, contabilidade e informática no Institut Catholique di Yaoundé (Camarões).

Em 2006-2007 fez um Ano sabático no Centre Sèvres de Paris e foi vigário paroquial na paróquia Martyrs de l’Ouganda. Desde 2010 ele é Administrador Apostolico da diocese de Ziguinchor para cuja sede foi eleito em Janeiro passado. Ele será ordenado a 21 de Abril.

A diocese de Zinguinchor faz fronteira com a diocese de Bissau a sul de Senegal. Actualmente, segundo o blog da curia da diocese de Bissau, é ela que está a dinamizar a criação do núcleo da Universidade Católica na Guiné-Bissau.

Rezemos pelo Bispo eleito e pelo rebanho a ele confiado.