O grupo juvenil “Jovens Apóstolos” da paróquia de S. Filipe Apóstolo esteve em acampamento durante as férias de Carnaval acompanhados pelo Diácono Samuel, de 17-20 deste mês. No dia 17 à tarde partiram para os Picos dispostos a fazer um tempo de convívio e aprofundamento dos laços de amizade, mas também, e sobretudo, um tempo de aproximação do Senhor numa preparação mais próxima para a Quaresma. Para realçar esta dimensão, tivemos um encontro com o Diác Edson que desenvolveu o tema da Quaresma esclarecendo muitas dúvidas aos jovens.

A Paróquia de S. Salvador do Mundo, na pessoa do Pe Carlos, pároco local, manifestou uma consciência profunda da Igreja como família, pelo facto de nos ter recebido de braços abertos, não como estrangeiros mas como membros da mesma família em Cristo. Durante o acampamento tivemos tempo para visitar algumas localidades. Logo no Sábado fomos até Boa Entrada onde tivemos tempo de reflectir sobre a nossa identidade de cristãos, no fundo como ser verdadeiros cristãos no mundo de hoje. Sentimos que neste campo há vários desafios a vencer. No mundo de hoje não é fácil ser-se cristão, mas estamos dispostos a lutar mesmo que contra a maré. Seguidamente, subimos até Assomada onde participamos na Santa Missa com a comunidade local.

O dia seguinte ficou marcado pela participação na Eucaristia nos Picos, seguida de intercâmbio com os jovens locais. Muitos jovens aderiram ao intercâmbio e houve tempo para convívio, actividades culturais, desenvolvimento da doutrina cristã. Enfim, foi um dia bem passado que certamente deixará marcas positivas nos dois grupos.

Já quase a terminar a nossa estadia nos Picos, fomos até Leitão Grande onde tivemos um acolhimento caloroso das pessoas, e pudemos experimentar a simplicidade daquela gente marcada por uma fé, não isenta de sacrifícios, e plena do Amor de Deus.

Assim, regressámos no dia 20 à tarde com a bagagem cheia de uma experiência fantástica de Igreja, e conscientes da necessidade de fazermos mais ao serviço de Deus e dos irmãos.

 

Testemunhos de dois dos jovens que participaram no acampamento:

Chamo-me Edna e considero que foi uma boa iniciativa por parte do grupo Jovens Apóstolos tendo em conta que tivemos a oportunidade de conviver com jovens de realidades diferentes, e também com o propósito de mostrar a nós mesmos que podemos ser muito mais felizes pertencendo à família da Igreja, agradecendo a Deus, rezando, cantando, indo à Missa e entre várias outras actividades que se pode fazer, sendo um jovem religioso. Por outro lado, enriquecemos bastante o nosso conhecimento uma vez que no decorrer desse acampamento estivemos rodeados por Diáconos e também pelo Sr Padre Carlos Varela que mostraram disponibilidade total. Falando na primeira pessoa, de um modo particular aprendi bastante, esclareci algumas dúvidas que vinham comigo desde há muito. Gostei imenso e acho que não devemos deixar passar oportunidades como esta, principalmente sendo jovens e vivendo num mundo como o de agora. Foi uma experiencia fantástica.

 

Sou Alex Moreno, e no dia 17 Fevereiro de 2012, parti com o grupo “Jovens Apóstolos” da paróquia de Achada São Filipe para um acampamento na paroquia de São Salvador do mundo – Picos, cujo objectivo era fortalecer as relações de amizade entre os elementos do grupo e ter um maior conhecimento do que é ser cristão. Para mim, um dos pontos marcantes foi o acolhimento do Sr. padre Carlos e Sr. diácono Edson, e a palestra que tivemos com o referido diácono cujo tema era “o tempo quaresmal”.

Também o Sr. diácono Samuel esteve presente, e levou-nos a lugares como: Boa Entrada, Achada Leitão, Leitão Grande e Assomada, onde assistimos à Eucaristia e também nos Picos, onde tivemos convívio com os jovens.   

A meu ver, o ponto mais marcante foi no dia 19 com o jogo “quem quer ser cristão” realizado pelo Sr. diácono Samuel, com a participação do Sr. padre Lourenço entre outras actividades.

 

6 Responses to “Acampamento do grupo juvenil da paróquia de S. Filipe Apóstolo nos Picos”

  • Ir. Orlanda:

    Bem haja diácono Samuel, pela tua criatividade e dinamismo apostólico. Os jovens têm necessidade desse tipo de experiência que os ajuda a crescer e a sentir-se bem tanto na dimensao espiritual como humana e social.
    Também fiquei contente de saber que sentiram “em familia” na minha paróquia.
    FORÇA JOVENS!!! CRISTO VOS AMA E CONFIA EM VÓS!!!

  • ASPIRANTE Amélia Amely:

    gostei um bom acampamento assim os jovens vai ficar com uma ideia mais clara , saindo de uma paróquia e vai para um outro, principalmente, na época quaresmal, onde o temo aparece ser optimo. força sr.diácono Samuel e Èdson e aos jovens apóstolo.abraços . Amélia – órgaõs.

  • Edna Moreno:

    sem duvida foi uma experiência espectacular e que debe sirbi de exemplo pa jovens de tudo Paróquia…TEM MUMTE MANERA DE SER FELIZ PERTENCENDO A FAMÍLIA QUE A IGREJA… obrigado sr Diácono Samuel pa es Oporrtunidade…

  • Zico:

    Força Jovens de Paróquia São Filipe Apóstolo, acampamento é uma das formas de cativar os jovens e de aproveitar para anucia-los a boa nova de Cristo. Fiquei muito feliz com essa vossa inissiativa e espero em breve ouvir mas noticias vossas.
    “Ku Kristo venceremos”

  • Dairine:

    nu passa sabi dmais, guentis d la tratanu super fx..enfim foi bom passa kes dia na companhia d nhos td in ta spera ma ta tem mas vezes…

    • admin:

      É muito bom odja comentario di jovens. Si cada um fazi comentario e fla pamodi ki foi bom e tambe si cada jovem, apresenta nos site pa si amigos, keli gó ki ta ser rei di bom própi. k tal?

Deixe um comentario

Categories